Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4051
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Educandário Eunice Weaver (1942 a 1992): uma abordagem histórico-arquivística a partir de fotografias e jornais microfilmados
metadata.dc.creator: MATOS, Elizabeth Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: BATISTA, Iane Maria da Silva
Issue Date: 2019
Citation: MATOS, Elizabeth Ferreira de. Educandário Eunice Weaver (1942 a 1992): uma abordagem histórico-arquivística a partir de fotografias e jornais microfilmados. Orientadora: Iane Maria da Silva Batista. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4051. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho é registrar a memória institucional do Educandário Eunice Weaver por meio de fotografias e jornais microfilmados, tornando – se assim um trabalho histórico – arquivistico e ressaltando a importância de se organizar a memória institucional através dos arquivos mais diversos disponíveis. Realizou-se pesquisa bibliográfica, que buscou identificar livros, artigos, trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), dissertações de mestrado, teses de doutorado etc. que trouxessem subsídios teóricos e metodológicos ao estudo. Propomos a discussão da preservação das fotografias enquanto documentos arquivísticos, tratando essas fotografias segundo classificação temporal e cuidados físicos necessários, bem como a não dissociação de seu contexto histórico, para a preservação da memória institucional do Educandário Eunice Weaver (Belém - PA). Esta instituição fez parte do processo de construção social e cultural do estado do Pará, sendo possível perceber aspectos do imaginário da época sobre infância e desdobramentos em políticas de saúde pública
Abstract: The purpose of this work is to record the institutional memory of Educandário Eunice Weaver through photographs and microfilmed newspapers, emphasizing the importance of organizing and preserving the institutional memory through the most diverse archives available. A bibliographic research was carried out, which sought to identify books, articles, graduation papers, master's dissertations, doctoral theses, etc. that solved theoretical and methodological subsidies to the study. It proposes a discussion about the conservation of photographs as archived documents, treating these photographs according to temporal classification and physical care, as well as not dissociating their historical context, to preserve the institutional memory of the student Eunice Weaver (Belém - PA). This institution was part of the process of social and cultural construction of the state of Pará, and it is possible to perceive aspects of the imaginary of the time about childhood and developments in public health policies
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Keywords: Educandário Eunice Weaver Memoria
Fotografias
Memoria
Photographs
Memory
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Arquivologia - FAARQ/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducandarioEuniceWeaver.pdf1,44 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons