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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização
Title: Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará
metadata.dc.creator: ALVES, Eliene da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: TOUTONGE, Eliana Campos Pojo
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7466-3996
Issue Date: 28-Apr-2022
Citation: ALVES, Eliene da Silva. Diálogos entre saberes e o ensino de Ciências com base nas vivências dos barqueiros no entorno do Rio Acará. Orientadora: Eliana Campos Pojo Toutonge. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4048. Acesso em:
metadata.dc.description.resumo: Este texto, fruto de pesquisa, busca dar visibilidade ao saber local em interface com o ensino de ciências, tomando as produções e formas de difusão dos saberes das águas, especialmente, por barqueiros que residem às proximidades do rio Acará-PA. O estudo centrado na abordagem qualitativa, fez uso de recursos da etnografia vista sob uma perspectiva de estar aprendendo aprofundando-a, alçando trabalho de campo e a construção de conhecimentos. Ainda, tomando como referencial teórico autores como Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), entre outros. Assinalamos as constantes movimentações de uma margem a outra do rio Acará, em que os barqueiros compartilham trocas e saberes nas suas trajetórias de vida e de trabalho. Os resultados indicam uma relação próxima com as águas ditada por sentimentos e valores desses sujeitos e, que possui interface com o ensino de ciências.
Abstract: This paper, as the result of research, aims to further the visibility of local knowledge combined with the teaching of science. The objective was to observe the production and ways of propagating the water expertise, especially the ones from the boatmen in the region of the Acará river. In the study, centered in the qualitative approach, we have used ethnography resources seem from a perspective of deepening the learning of it. Therefore, raising field work and the construction of knowledge. Moreover, in the theoretical references there are authors such as Castro (1998), Brandão (1981; 2008), Araújo et al. (2011), Neto; Furtado (2015), Alves; Pojo (2020), among others. We noted the constant movements from one edge of the river to another, in which the boatmen share trades and knowledges in their trajectories of life and work. The results indicate a close relationship to the waters, dictated by the subjects’ feelings and values and the existing interaction among the teaching of science through the thematic field of the waters.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Cultura local
Saberes
Ensino
Local culture
Knowledges
Teaching
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza em Territórios Educacionais da Transamazônica e Xingu

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