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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Embalagens de cigarro: novas estratégias antitabaco
metadata.dc.creator: SILVA, Eduarda Eline Coelho da
metadata.dc.contributor.advisor1: ONO, Ricardo Harada
Issue Date: 2016
Citation: SILVA, Eduarda Eline Coelho da. Embalagens de cigarro: novas estratégias antitabaco. 2016. 66 f. TCC (Graduação) - Faculdade de Comunicação Social, Instituto de Letras e Comunicação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/404. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca caracterizar a abordagem dos diversos tipos de propaganda pró e antitabagismo, focando principalmente na seguinte questão-problema: ainda há onde avançar no que se refere a políticas publicas antitabagismo brasileiras voltadas para a publicidade? O objetivo principal é propor novas estratégias de combate ao tabagismo com ênfase no uso da própria embalagem do cigarro. Tudo isso com base em levantamentos sobre a história do cigarro, assim como de sua propaganda e das leis antitabagistas; e literaturas sobre comportamento do consumidor, psicologia social, comunicação estratégica, imagem e design. Sendo assim, a hipótese aqui defendida é de que a embalagem de cigarro ainda pode ser muito melhor explorada do que está sendo atualmente no que se refere a divulgação dos males do cigarro. A metodologia teve foco descritivo e analítico. A relevância do estudo se deve a importância da luta para a diminuição do hábito de fumar no Brasil, pois o mesmo segundo a ANVISA (2014) em 2002 foi responsável por 200.000 mortes no Brasil. Para a fundamentação teórica deste trabalho, foram utilizados autores como Rick Danger (1973) e Michael Solomon (2011).
Abstract: This study aims to characterize the approach of the various types of pro and antitobacco advertising, focusing mainly in the following question: Is there still where to make any more progress regards to Brazilian public polices focused in advertising for stopping tobacco? The main objective is to propose new strategies to combat smoking with emphasis on the use of the cigarette packaging itself. All based on researches about the history of the cigarette, as well as its advertising and antismoking laws; and literature on consumer behavior, social psychology, strategic communication, image and design. This way, the defended hypothesis is that the cigarette package still can be better explored than it is right now when it comes to propagate the cigarette evils. The methodology has a descriptive and analytical focus. The relevance of the study is due to the importance of the fight for the reduction of smoking in Brazil, because this one according to ANVISA (2014) in 2002 was responsible for 200.000 deaths in Brazil. As theoretical foundation for this work were used authors as Rick Danger (1973) and Michael Solomon (2011).
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Keywords: Propaganda e publicidade - Cigarros
Antitabagismo
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Comunicação - FACOM/ILC

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