Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4023
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Competência em informação na formação do arquivista: uma proposta de disciplina.
metadata.dc.creator: SANTOS, Evelyn de Nazaré Oliveira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: FURTADO, Renata Lira
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5428-2451
Issue Date: 2019
Citation: SANTOS, Evelyn de Nazaré Oliveira dos. A Competência em informação na formação do arquivista: uma proposta de disciplina. Orientadora: Renata Lira Furtado. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4023. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo tem como objetivo propor a inserção da disciplina Competência em Informação como conteúdo curricular obrigatório nos cursos de graduação em Arquivologia do Brasil, com o intuito de complementar a formação e a atuação do arquivista, especificamente no desenvolvimento de habilidades para lidar com a informação, tanto no âmbito pessoal como no profissional. A pesquisa foi desenvolvida por meio de Pesquisa Bibliográfica sobre a Competência em Informação e o Ensino da Arquivologia e a Pesquisa documental nas Diretrizes Curriculares do Curso de Arquivologia. O resultado da pesquisa apresenta os objetivos da disciplina, com as capacidades, conhecimentos e habilidades esperadas do aluno, e em conjunto com a análise entre os elementos teóricos de Arquivologia e as ações de Competência em Informação, os conteúdos da disciplina de Competência em Informação são idealizados para atender habilidades nas práticas cotidianas do estudante e do futuro profissional. Conclui-se que a disciplina atende os requisitos de todos os cursos brasileiros para a melhor qualificação do arquivista e a sua valorização como profissional.
Abstract: This study aims to propose the insertion of the Information Literacy discipline as mandatory curriculum content in undergraduate courses in Archival Science in Brazil, in order to complement the archivist's education and performance, specifically in the development of skills to deal with information, both personally and professionally. The research was developed through Bibliographic Research on Information Literacy and Archival Teaching and Documentary Research in the Curriculum Guidelines of the Archival Science Course. The result of the research presents the objectives of the course, with the expected abilities, knowledge and skills of the student, and to- gether with the analysis between the theoretical elements of Archival Science, and the Actions of Information Literacy, the contents of the Information Literacy discipline are idealized to meet the difficulties in the daily practices of the student and the future professional. It is concluded that the course meets the requirements of all Brazilian courses for the best qualification of the archivist and his appreciation as a professional.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA
Keywords: Competência em informação
Graduação em Arquivologia
Formação do arquivista
Information Literacy
Undergraduate in Archival Science
Archivist training
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Arquivologia - FAARQ/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_CompetenciaInformacaoFormacao.pdf607,89 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons