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https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4005
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metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 11-Feb-2022 |
Title: | A Caracterização do diploma de graduação digital por meio da diplomática contemporânea |
metadata.dc.creator: | CRUZ, Fernanda Di Paula Sousa da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CÂNDIDO, Gilberto Gomes![]() |
Citation: | CRUZ, Fernanda Di Paula Sousa da. A Caracterização do diploma de graduação digital por meio da diplomática contemporânea. Orientador: Gilberto Gomes Cândido. 2022. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/4005. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Desde o início do século XVII a Diplomática teve como propósito auxiliar na autenticidade dos documentos. Com os avanços tecnológicos e o surgimento de novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), houve a necessidade de adaptar a Diplomática a fim de atender à nova realidade dos documentos nato digitais. Em busca de otimizar o tempo e desburocratizar algumas atividades administrativas das Instituições de Ensino Superior (IES), o Ministério da Educação (MEC) lançou o diploma de graduação digital por meio da Portaria Nº 554 de 11 de março de 2019, evidenciando a necessidade de caracterizar o diploma digital. O objetivo geral é analisar e identificar os elementos da estrutura do diploma digital que garantirá sua autenticidade e veracidade, sendo os objetivos específicos apresentar o percurso históricoconceitual da diplomática, identificar os elementos que compõem a estrutura do diploma físico e digital com base nas Portarias Nº 1.095 de 25 de outubro de 2018 e Nº 554 de março de 2019, respectivamente, demonstrar os aspectos e propor a caracterização do diploma digital utilizando o modelo da Universidade Federal do Pará. A metodologia foi de natureza qualitativa, com descritiva e exploratória, por meio de coleta de dados acerca da temática Diplomática Digital, documento digital e documento físico, além de estudo aplicado às portarias que tratam sobre a emissão e registro do diploma físico e digital. A pesquisa mostrou que todos os elementos obrigatórios presentes no diploma físico permaneceram no digital, a diferença está na forma em que os dados estão apresentados, visto que, no diploma digital os dados estão na linguagem XML com o esquema XSD. Por fim, verificou-se a necessidade de elaborar um modelo de análise diplomática para documentos nato digitais, bem como a necessidade de produção científica acerca da temática de Diplomática Digital. |
Abstract: | Since the beginning of the 17th century, Diplomatic has had the purpose of assisting in the authenticity of documents. With technological advances and the emergence of new Information and Communication Technologies (TIC), there was a need to adapt Diplomatic in order to meet the new reality of naturally digital documents. In order to optimize time and reduce bureaucracy in some administrative activities of Higher Education Institutions (IES), the Ministry of Education (MEC) launched the digital undergraduate diploma through ordinance Nº 554 of March 11, 2019, highlighting the need to characterize the digital diploma. The general objective is to analyze and identify the elements of the digital diploma structure that will guarantee its authenticity and veracity, the specific objectives being to present the historical-conceptual course of diplomatic, to identify the elements that make up the structure of the physical and digital diploma based on ordinances Nº 1095 of October 25, 2018 and Nº 554 of March 2019, respectively, to demonstrate the aspects and propose to the characterization of the digital diploma using the model of the Federal University of Pará. The methodology was qualitative, descriptive and exploratory, through data collection on the Digital Diplomatic theme, digital document and physical document, in addition to a study applied to ordinances dealing with the issuance and registration of physical and digital diplomas. The research showed that all the mandatory elements present in the physical diploma remained in the digital, the difference is in the way the data is presented, since, in the digital diploma, the data are in XML language with the XSD schema. Finally, there was a need to develop a model of diplomatic analysis for naturally digital documents, as well as the need for scientific production on the topic of Digital Diplomatics. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::ARQUIVOLOGIA |
Keywords: | Diplomática digital Documento digital Documento físico Diploma de graduação físico Diploma de graduação digital Digital diplomatic Digital document Physical document Physical undergraduate diploma Digital undergraduate diploma |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-ROM |
Appears in Collections: | Faculdade de Arquivologia - FAARQ/ICSA |
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