Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/40
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização
metadata.dc.creator: MENDES, Márcia Cristina Tocantins
metadata.dc.contributor.advisor1: REDIGOLO, Franciele Marques
Issue Date: 27-Oct-2016
Citation: MENDES, Márcia Crisitina Tocantins. A prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização. Orientadora: Franciele Marques Redigolo. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado de Biblioteconomia) – Faculdade de Biblioteconomia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2016. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/40. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Trata sobre a prática do letramento literário na escola Lar de Maria: literatura infantil para alunos em processo de alfabetização. Buscou-se compreender o conceito de letramento, alfabetização e literatura infantil e de que forma as práticas de letramento literário estão sendo desenvolvidas e consequentemente como a literatura infantil está contribuindo no processo de alfabetização dos alunos. A pesquisa possui caráter qualitativo e utilizou para a coleta dos dados, aplicação de questionários com os alunos e observação em sala de aula. Observou-se uma grande evolução com a turma em relação ao aprendizado. As crianças que tinham dificuldade com a leitura tiveram um progresso positivo devido à prática literária. Neste sentido, o presente estudo possibilitou a percepção da importância da literatura infantil, ao fato que quando trabalhado desde cedo com as crianças, elas passarão a ter gosto pela leitura.
Abstract: With the practice of literary literacy at school Home of Mary: children's literature for students in literacy. We sought to understand the concept of literacy, literacy and children's literature and how the literary literacy practices are being developed and consequently how children's literature is contributing in student literacy. The research has qualitative and used for data collection, questionnaires with students and observation in the classroom. There was a major development with the class in relation to learning. Children who have difficulty with reading have a positive progress due to literary practice. In this sense, this study enabled the perception of the importance of children's literature, the fact that when working early with the kids, they will have the taste for reading.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Keywords: Letramento
Alfabetização
Leitura
Literatura infantil
Incentivo à leitura
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Biblioteconomia - FABIB/ICSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PraticaLetramentoLiterario.pdf1,39 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons