Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3991
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato
metadata.dc.creator: LOBATO, Joelma da Silva
FONSECA, Maria de Fátima
metadata.dc.contributor.advisor1: COSTA, Regina Barbosa da
Issue Date: 26-May-2018
Citation: LOBATO, Joelma da Silva; FONSECA, Maria de Fátima. Literatura infantojuvenil para o ensino fundamental e a leitura do sítio do pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato. Orientadora: Regina Barbosa da Costa. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Plano de Ações Articuladas Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3991. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Ao desenvolver o tema proposto neste trabalho, buscou-se relacionar a literatura Infantojuvenil desenvolvida por Monteiro Lobato com o desenvolvimento da leitura no contexto do ensino fundamental, pois conhecendo a relevância da obra Lobatina é possível aplicá-la, por meio de ações no contexto escolar, especialmente fazendo uso da obra O Sítio do Pica-pau Amarelo para o incentivo e despertar da leitura. Assim, oferecer subsídios práticos para o desenvolvimento e prática da leitura, a partir da obra de Monteiro Lobato que é o foco principal do trabalho. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão da leitura por meio da Literatura Infantojuvenil no cenário do ensino fundamental, destacando situações práticas que o professor pode usar para desenvolver a leitura. Desse modo, é oferecido aos professores um subsídio capaz de aprimorar suas práticas em sala de aula, tanto para a leitura, quanto para uma melhor efetivação do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: In developing the theme proposed in this work, we sought to relate the literature on children and adolescents developed by Monteiro Lobato with the development of reading in the context of primary education, because knowing the relevance of the work Lobatina it is possible to apply it through actions in the school context , especially making use of the work The Yellow Woodpecker Site for the encouragement and awakening of reading. Thus, offer practical subsidies for the development and practice of reading, from the work of Monteiro Lobato which is the main focus of the work. In order to reach this proposal, a bibliographical review was carried out of the main authors who approach the issue of reading through Child and Adolescent Literature in the scenario of elementary education, highlighting practical situations that the teacher can use to develop reading. Thus, teachers are offered a subsidy capable of improving their practices in the classroom, both for reading and for a better realization of the teaching-learning process.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Keywords: Educação infantil
Leitura
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Children's education
Reading
Yellow Woodpecker site
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ LiteraturaInfantojuvenilEnsino.pdf710,53 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons