Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3990
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O bullying e suas interferências no processo de ensino - aprendizagem
metadata.dc.creator: QUARESMA, Maria Cristina de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor1: LOBATO, Vívian da Silva
Issue Date: 27-Nov-2021
Citation: QUARESMA, Maria Cristina de Almeida. O Bullying e suas interferências no processo de ensino - aprendizagem. Orientadora: Vivian da Silva Lobato. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação e Ciências Sociais, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3990. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Dentre as formas de violência que se manifestam no contexto escolar, o bullying se destaca sendo um fenômeno que insinua práticas de violência física e, ou verbal, sucedendo de forma recorrente e intencional contra uma ou mais vítimas. Diante disto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) discute sobre a relação do bullying e suas interferências no processo de ensino e aprendizagem. Desta maneira, o aporte teórico utilizado ancora-se em alguns estudiosos que discutem a temática presente no contexto educacional como Fante (2005), Gomes (2012), Calhau (2009), Pereira (2002). Adota-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, onde consiste em leituras por meio de materiais já elaborados, entre estes, dissertações, artigos, livros e teses, que criam subsídios para a construção de novos trabalhos acerca da temática proposta. Sendo assim, o objetivo geral deste estudo aborda as formas pelas quais o bullying se manifesta, e em seguida, faz a análise de como isso afeta no processo de ensino aprendizagem dos educandos, vítimas desta prática. Ou seja, por meio deste trabalho foi possível entender que a violência escolar sempre existiu e que pode acarretar danos á vida da vítima, ela acontece tanto de forma física como psicológica e por ser algo muito prejudicial ao meio educacional precisa ser combatido. Uma vez que, ele interfere no processo de ensino e aprendizagem da vítima e consequentemente prejudica as demais áreas de suas vidas, por isso é de grande importância fazer a prevenção dessa violência com maior rigor em nossas escolas.
Abstract: Among the forms of violence that manifest themselves in the school context, bullying stands out as a phenomenon that implies physical and/or verbal violence practices, occurring recurrently and intentionally against one or more victims. Given this, this Course Conclusion Paper (TCC) discusses the relationship of bullying and its interference in the teaching and learning process. In this way, the theoretical support used is anchored in some scholars who discuss the theme present in the educational context, such as Fante (2005), Gomes (2012), Calhau (2009), Pereira (2002). Bibliographic research is adopted as a methodological procedure, which consists of readings through materials already prepared, including dissertations, articles, books and theses, which create subsidies for the construction of new works on the proposed theme. Thus, the general objective of this study addresses the ways in which bullying manifests itself, and then analyzes how it affects the teaching-learning process of students who are victims of this practice. In other words, through this work it was possible to understand that school violence has always existed and that it can cause damage to the victim's life, it happens both physically and psychologically and as it is something very harmful to the educational environment, it needs to be fought. Since it interferes with the victim's teaching and learning process and consequently harms other areas of their lives, so it is of great importance to make the prevention of this violence more rigorous in our schools.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Bullying
Escola
Alunos
School
Students
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Pedagogia - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BullyingInterferenciasProcesso.pdf430,41 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons