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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Avaliação preliminar para implantação de um sistema de gerência de pavimentos em Tucuruí-PA – estudo de caso: bairro da Cohab
metadata.dc.creator: MIRANDA, Marcelo Chaves de
metadata.dc.contributor.advisor1: AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo
Issue Date: 7-May-2013
Citation: MIRANDA, Marcelo Chaves de. Avaliação preliminar para implantação de um sistema de gerência de pavimentos em Tucuruí-PA – estudo de caso: bairro da Cohab. Orientador: Marcelo Figueiredo Massulo Aguiar. 2013. xxiii, 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2013. Disponível em: http://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/399. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: As prefeituras de forma geral, inclusive em Tucuruí-PA, têm enfrentado desafios cada vez maiores em relação à conservação das vias urbanas, exigindo o desenvolvimento e aplicação de modernos sistemas de gerenciamento e manutenção de pavimentos. Um sistema de gerência de pavimentos (SGP) é capaz de coordenar um conjunto de atividades objetivando manter pavimentos em condições funcionais e estruturais adequadas às necessidades de seus usuários, proporcionando uma boa infra-estrutura para o desenvolvimento econômico e social. Este trabalho visa mostrar, através de revisão bibliográfica e pesquisa de campo, uma experiência preliminar de coleta de dados sobre defeitos nos pavimentos com o intuito de subsidiar a implantação de um SGP, através de análise subjetiva, afim de analisar e detectar os defeitos nos revestimentos asfálticos existentes nos pavimentos destas vias, para então propor medidas de manutenção e reabilitação dos pavimentos das ruas e avenidas do bairro, sendo esse presente trabalho pioneiro no que se refere à avaliação da condição dos pavimentos em Tucuruí. A observação da necessidade de implementação de um novo sistema de gerenciamento na manutenção, ocorreu em função da evolução das cidades quanto aos aspectos populacionais e da quantidade de veículos que trafegam diariamente pelas suas vias, bem como a necessidade de segurança, qualidade e baixos custos. Foram 33 vias avaliadas na pesquisa de campo, sendo que em todas as vias do bairro foram constatados defeitos nos pavimentos, e em todas as ruas, exceto a rua dos Lírios, serão necessárias atividades de manutenção e reabilitação de pavimentos. O defeito mais frequente foi derrame de material presente em 29 vias, o que corresponde a 87,8% do total; o segundo defeito mais frequente foi panela ou buraco em 27 vias, o que corresponde a 81,8% do total e o terceiro defeito mais frequente foi trinca interligada de retração ou reflexão em 21 vias, o que corresponde a 63,6% do total. Com base nos dados acerca de defeitos nos pavimentos oriundos da pesquisa de campo e considerando as árvores de decisão propostas por Fernandes Jr. e Pantigoso (1998), o tipo de atividade de manutenção e reabilitação mais frequente será remendo o qual será aplicada em 29 vias, o que corresponde a 87,9 % do total; a segunda atividade mais frequente será drenagem, a qual será aplicada em 24 vias do bairro Cohab, o que corresponde a 72,7 % do total e a terceira atividade mais frequente será selante, a qual será aplicada em 22 vias do bairro Cohab, o que corresponde a 66,7 % do total. De modo geral as vias do bairro da Cohab apresentam grande número de defeitos, refletindo um mau estado de conservação de pavimentos flexíveis, o que gerou uma elevada quantidade de propostas de atividades de manutenção e reabilitação de pavimentos o que justifica a adoção de um SGP mais preciso em Tucuruí.
Abstract: The prefectures in general, including in Tucuruí (PA), have faced increasing challenges in relation to the conservation of urban roads, requiring the development and application of modern systems of management and maintenance. A pavement management system (SGP) is able to coordinate a set of activities aimed at maintaining pavements in functional and structural conditions suitable to the needs of its users, providing a good infrastructure for economic and social development. This work aims to show, through literature review and field research, a preliminary experiment data collection about defects in floors in order to support the implementation of a GSP, subjective analysis, in order to analyze and detect defects in asphalt coatings in the floors of these roads, to then propose measures of maintenance and rehabilitation of pavements of streets and avenues of the neighborhoodThis pioneering work, as regards the assessment of the condition of the Tucuruí floors. The need for implementation of a new management system in maintenance, occurred in function of the evolution of cities as population issues and the number of vehicles that travel daily by their routes, as well as the need for safety, quality and low cost. 33-way were evaluated in field research, and on all roads in the neighborhood were found to be free of defects in floor coverings, and in all the streets, except the street of lilies, will require maintenance and rehabilitation activities. The most frequent defect was present in 29 material spill, which corresponds to 87.8% from total; the second most frequent defect was pot or hole in 27, which corresponds to 81.8% of total and the third most frequent defect was interconnected shrinkage crack or reflection on 21 routes, which corresponds to 63.6%. On the basis of data about defects in floors from field research and considering the proposed decision trees by Fernandes Jr. and Pantigoso (1998), the type of maintenance activity and more frequent rehabilitation will be patch which will be applied in 29, which corresponds to total 87.9%; the second most frequent activity will be drainage, which will be applied in developing the district 24 Cohab, which corresponds to the total and 72.7% the third most frequent activity will be sealant, which will be applied in 22 neighborhood routes Cohab, 66.7%. In general the routes Cohab feature large number of defects, reflecting a bad state of repair of flexible pavements, which generated a large amount of proposals for maintenance activities and rehabilitation of pavements which justifies the adoption of a more precise SGP in Tucuruí.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA::PAVIMENTOS
Keywords: Pavimentos - Tucuruí (PA)
Pavimentos - Defeitos
Pavimentos - Manutenção e reparos
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Civil - FEC/CAMTUC

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