Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3984
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A importância do projeto de extensão na formação do discente em saúde do idoso
Other Titles: The importance of the extension project in the training of students in health of the elderly
metadata.dc.creator: FERREIRA, Mikele Dutra
SOUZA, Talita Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: MAGALHÃES, Maurício Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-7857-021X
Issue Date: 11-Dec-2021
Citation: FERREIRA, Mikele Dutra; SOUZA, Talita Santos de. A importância do projeto de extensão na formação do discente em saúde do idoso. Orientador: Maurício Oliveira Magalhães. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Faculdade de Fisioterapia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3984. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Compreender as experiências dos discentes no projeto de extensão intitulado “Cuidado interprofissional a saúde do idoso para prevenir quedas”. Metodologia: Pesquisa qualitativa de abordagem narrativa sobre experiências vividas e relatadas, fala sobre o grupo alvo do presente projeto de extensão que compõe-se de idosos comunitários atendidos em uma instituição filantrópica em Belém, Pará, Brasil. A qual atende idosos, de ambos os gêneros. A seleção dos discentes para a participação do projeto de extensão ocorreu a partir de lançamento de edital e foram analisadas por cartas de intenção. As vagas foram preenchidas à medida que as inscrições foram realizadas, até completar a quantidade pré estabelecida (07 vagas). A coleta de dados foi realizada através de um questionário de autorrelato disponibilizado via Google Forms para avaliar a vivência do discente no projeto de extensão. As questões propostas aos discentes sobre a experiência vivida no projeto de extensão constituíram-se de 07 (sete) questões subjetivas. Resultados: O estudo do questionário de autorrelato proporcionou a construção de categorias que estabelece a apresentação dos dados como atitude reflexiva sobre seu próprio aprendizado prático do discente-extensionista; nesta categoria, demonstram atitude reflexiva sobre o aprendizado ao apresentar aperfeiçoamento de habilidades para colocar em prática o conhecimento adquirido na faculdade. Já na categoria ll, Identificar novas perspectivas profissionais; Os discentes extensionistas, identificaram novas perspectivas profissionais através de diversas didáticas concordantes ao desenvolvimento progressivo do aluno no trajeto da graduação. Conclusão: O trajeto da pesquisa qualitativa de abordagem narrativa, evidenciou-se que a experiência vivida colabora com o aprendizado prático, e amplia perspectivas profissionais, tornando-as, desse modo, o discente mais habilitado para o mercado de trabalho no atendimento de pacientes idosos.
Abstract: Aim: Qualitatively analyze the importance of student participation in a community outreach project for the construction of academic knowledge. Methodology: Qualitative research with a narrative approach about lived and reported experiences. The research is based on the target group of the outreach project, which is composed of elderly men and woman living at the assisted living attended at a philanthropic institution in Belém, Pará, Brazil. The selection process to include students in the outreach program took place after the launch of a public notice and consisted of analyzing letters of intent. After registrations and selection, the seven open positions were filled. Data collection was performed through a self-report questionnaire made available via Google Forms to assess the student's experience in the extension project Results: The self-report questionnaire provided the construction of categories that guide data presentation. When asked for a reflection about their own practical learning during the experience, students stated the opportunity to put in practice and improve the skills acquired in university. Regarding the identification of new professional perspectives, students reportedly identified several instructional approaches consistent with the progressive student development throughout the undergraduate course. Conclusions: Our qualitative research approach based on student narrative experiences revealed that the active participation in outreach programs is useful for hands-on learning and skill practice, and expands professional perspectives, thus enabling greater skill and qualifications for managing elderly patients in a future professional setting.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIA DA SAUDE::FISIOTERAPIA
Keywords: Métodos de ensino
Formação acadêmica
Saúde do idoso
Modalidades de Fisioterapia
Teaching
Health of the elderly
Physical therapy modalities
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional - FFTO/ICS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaFormacaoDiscente.pdf263,31 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons