Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3976
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Produções acadêmicas sobre o uso do Frac-Soma 235 para ensinar matemática no ensino fundamental: revisão de literatura
metadata.dc.creator: LAMEIRA, Maliete Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Osvaldo dos Santos
Issue Date: 8-Mar-2022
Citation: LAMEIRA, Maliete Dias. Produções acadêmicas sobre o uso do Frac-Soma 235 para ensinar matemática no ensino fundamental: revisão de literatura. Orientador: Osvaldo dos Santos Barros. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3976. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O ensino de Matemática é tido, muitas vezes como desafiador. A resistência que muitos alunos já trazem de fora da sala de aula faz com que, muitas vezes, esse aprendizado seja dificultoso. Em virtude da notória dificuldade de boa parte dos alunos nesta tão importante disciplina, cabe aos professores, na maior parte das vezes, a missão de buscar formas alternativas de tornar o ensino mais fácil e dinâmico. Ensinar de forma lúdica é uma das maneiras de fazer com que o aluno quebre o preconceito de que matemática é difícil ou impossível. Para isso os materiais didáticos alternativos aos métodos tradicionais (quadro, giz e livro didático), se fazem muito importantes. Nesse contexto surge como proposta, em meio ao ensino dos números racionais, o uso do Frac-soma 235 para o ensino de frações. O Frac-soma 235 é um material concreto utilizado para o ensino do conceito e das operações utilizando frações. Feito originalmente em madeira, este é composto por 235 peças de cores diversas e em tamanhos fracionados. Esta pesquisa buscou investigar na literatura o que tem sido escrito sobre o uso do material Frac-soma 235 no ensino de matemática para alunos do ensino fundamental. O método utilizado para isso foi a revisão integrativa da literatura. A base de dados escolhida foi o Google Acadêmico, os descritores inseridos na busca foram “Frac-soma 235”, “ensino de matemática” e “Ensino Fundamental”. A busca retornou 69 resultados, nos quais foram aplicados o filtro de tempo (2016-2021), que trouxe 29 resultados. Destes, após aplicados os itens de inclusão e exclusão, restaram 4 para a discussão. Esta pesquisa conclui que há poucos estudos sobre o uso do Frac-soma no ensino de frações, mas que nas pesquisas em que este foi utilizado os resultados foram bastante positivos.
Abstract: Teaching mathematics is often seen as challenging. The resistance that many students already bring from outside the classroom makes this learning difficult. Due to the notorious difficulty of many students in this very important subject, it is up to the teachers, most of the time, to seek alternative ways to make teaching easier and more dynamic. Teaching in a playful way is one way to make the student break the prejudice that mathematics is difficult or impossible. For this reason, teaching materials alternative to traditional methods (blackboard, chalk, and textbook) are very important. In this context, the use of Frac-soma 235 to teach fractions emerges as a proposal in the teaching of rational numbers. Frac-soma 235 is a concrete material used for teaching the concept and operations using fractions. Originally made of wood, it is 7 composed of 235 pieces of various colors and fractional sizes. This research sought to investigate in the literature what has been written about the use of Frac-soma 235 in teaching mathematics to elementary school students. The method used for this was the integrative literature review. The database chosen was Google Academic, the descriptors entered in the search were "Frac-sum 235", "mathematics teaching" and "Elementary School". The search returned 69 results, in which the time filter (2016- 2021) was applied, which brought 29 results. Of these, after applying the inclusion and exclusion items, 4 remained for discussion. This research concludes that there are few studies on the use of Frac-sum in teaching fractions, but that in the research in which it was used the results were quite positive.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Keywords: Frac-Soma 235
Ensino de frações
Ensino de matemática
Frac-Sum 235
Teaching fractions
Teaching mathematics
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-Rom
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ProducoesAcademicasUso.pdf960,02 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons