Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3975
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Title: | Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto |
metadata.dc.creator: | SILVA, Bárbara Gaia Barreto da |
metadata.dc.contributor.advisor1: | ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz![]() |
Issue Date: | 11-Mar-2022 |
Citation: | SILVA, Bárbara Gaia Barreto da. Contribuições do software GeoGebra no ensino de funções algébricas em tempos de ensino remoto. Orientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3975. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Em março de 2020, escolas e universidades brasileiras suspenderam as aulas presenciais devido a pandemia da COVID-19, obrigando estudantes e professores à uma mudança abrupta no processo de ensino e aprendizagem em meio a necessidade do isolamento social. Com a autorização do Ensino Remoto Emergencial (ERE) houve a necessidade de incluir as tecnologias digitais na educação. O presente trabalho visa discutir sobre as contribuições do Geogebra no ensino de funções algébricas por meio de oficinas virtuais, a partir da análise de questionários aplicados aos discentes do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba da Universidade Federal do Pará. O método de estudo utilizado foi a pesquisa-ação com o desenvolvimento de duas oficinas pedagógicas via Google Meet em que foi apresentado uma aula/revisão dos conteúdos de funções e aplicação de atividades de visualizações de gráficos construídos por meio das ferramentas do software Geogebra. Os resultados apresentam a motivação da utilização das tecnologias no ensino de conteúdos matemáticos propostos. |
Abstract: | March 2020, Brazilian schools and universities suspended face-to-face classes due to the COVID-19 pandemic, students and teachers to an abrupt change in the teaching and learning process amid the need for social isolation. With the authorization of Emergency Remote Teaching (ERE) there was a need to include digital technologies in education. The present work aims to contest the contributions of the course on algebraic functions through the medium, from the analysis of the virtual teaching course applied to students. The study method used was the graphic research with the development of two pedagogical workshops via Google Meet in which a class/review of the contents of functions and application of activities of visualizations of constructed through the tools of the Geogebra software was presented. The proposed results in teaching the use of proposed mathematics. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Keywords: | Tecnologias digitais Geogebra Matemática Funções algébricas Ensino remoto emergencial Digital technologies Mathematics Algebraic functions Emergency remote learning |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | 1 CD-Rom |
Appears in Collections: | Curso de Matemática - CABAE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_ContribuicoesSoftwareGeogebra.pdf | 711,62 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License