Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3974
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Educação financeira: uma proposta de abordagem nos anos finais do ensino fundamental
metadata.dc.creator: LOPES, Shirlane Bessa Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: DAMASCENO, Alexandre Vinicius Campos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: ARRUDA, Suellen Cristina Queiroz
Issue Date: 11-Mar-2022
Citation: LOPES, Shirlane Bessa Ferreira. Educação financeira: uma proposta de abordagem nos anos finais do ensino fundamental. Orientador: Alexandre Vinícius Campos Damasceno. Coorientadora: Suellen Cristina Queiroz Arruda. 2022. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Tomé Açu, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3974. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A Educação Financeira vem ganhando grande importância social nos últimos anos, pesquisas mostram que os índices de endividamento e inadimplência são altos, e consequentemente os índices de financeira da população brasileira são baixos segundo os Relatórios de Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil, mostrando que grande parte dos cidadãos ainda não possui uma vida financeira saudável, acentuando assim a urgência da disseminação do tema na sociedade. Neste sentido, o presente trabalho pretende a partir da capacitação docente, colaborar com a inserção da educação financeira nas escolas possibilitando ao estudante desenvolver a capacidade de tomar boas decisões em relação às finanças. Para tanto, o trabalho foi fundamentado em pesquisas bibliográficas a respeito da Educação Financeira e seu desenvolvimento legal, assim como o modelo conceitual e pedagógico. Além disso, oficinas virtuais foram ofertadas aos professores da rede pública de ensino do Vale do Acará/PA e graduandos do Curso de Matemática do Campus Universitário de Abaetetuba com o intuito de promover compreensão da relação transversal da educação financeira com as diversas áreas do conhecimento proposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: Financial Education has been gaining great social importance in recent years, research shows that the indebtedness and default rates are high, and consequently the financial indices of the Brazilian population are low according to the Financial Citizenship Reports of the Central Bank of Brazil, showing that great part of the citizens still does not have a healthy financial life, thus emphasizing the urgency of disseminating the issue in society. In this sense, the present work intends from the teacher training to collaborate with the insertion of financial education in schools, enabling the student to develop the ability to make good decisions in relation to finances. Therefore, the work was based on bibliographic research about Financial Education and its legal development, as well as the conceptual and pedagogical model. In addition, virtual workshops were offered to teachers of the public education network of Vale do Acará/PA and students of the Mathematics Course of the University Campus of Abaetetuba in order to promote understanding of the transversal relationship of financial education with the different areas of knowledge proposed. in the National Curricular Common Base (BNCC).
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Keywords: Educação financeira
Matemática
Ensino fundamental
BNCC
Financial education
Math
Elementary school
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-Rom
Appears in Collections:Curso de Matemática - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Educacao FinanceiraProposta.pdf2,14 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons