Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3951
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Perfil epidemiológico dos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no município de Altamira - Pará, no período de 2008 a 2018
metadata.dc.creator: FARIAS, Jaqueline Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: BIONDI, Flávia Costa
Issue Date: 1-Mar-2019
Citation: FARIAS, Jaqueline Silva. Perfil epidemiológico dos portadores do vírus da imunodeficiência humana (HIV) no município de Altamira - Pará, no período de 2008 a 2018. Orientadora: Flávia Costa Biondi. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Ciências Biológicas) - Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3951. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) causa a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), uma doença que ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, levando complicações e graves consequências à qualidade de vida das pessoas. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa, que objetivou analisar o perfil epidemiológico dos portadores de HIV na cidade de Altamira-PA, no período de Janeiro 2008 a Agosto 2018, quando a cidade passou por aumento populacional decorrente da instalação e construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Foram coletados dados do Sistema Nacional de Agravos e Notificações (SINAN), e nesse período foram notificados 194 casos no município. Através dos dados analisados, evidenciou-se que a infecção pelo HIV teve uma crescente no período, com maior incidência no ano de 2017. Houve uma maior incidência de infecção em homens, na faixa etária de 20 a 29 anos; já em mulheres, a faixa etária mais acometida foi de 30 a 39 anos. O grau de escolaridade desses pacientes mais frequente foi o ensino fundamental completo, tanto para homens, quanto para mulheres. A maioria dos portadores se autodeclarou da cor/raça Parda (70,1%), e é residente da zona urbana (92,8% dos pacientes). Já em relação ao provável modo de transmissão, foi possível observar que a maior incidência foi por via sexual. Houve um caso por uso de drogas injetáveis e um caso por transfusão sanguínea. E em relação à evolução desses pacientes, foram notificados 13 óbitos por AIDS e 1 óbito por outras causas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Keywords: HIV
AIDS
Perfil Epidemiológico
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Ciências Biológicas - FCB/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PerfilEpidemiologicoPortadores.pdf751,64 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons