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https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3945
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metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | O processo de construção do projeto político-pedagógico quilombola da Escola do Rosário / Salvaterra - PA |
metadata.dc.creator: | ASSUNÇÃO, Evandro dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | MARCHESI, Reinaldo de Souza![]() |
Issue Date: | 21-Sep-2021 |
Citation: | ASSUNÇÃO, Evandro dos Santos. O processo de construção do projeto político-pedagógico quilombola da Escola do Rosário / Salvaterra - PA. Orientador: Reinaldo de Souza Marchesi. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Etnodesenvolvimento) - Faculdade de Etnodiversidade, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Soure, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3945. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) da Licenciatura e Bacharelado em Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará (UFPA) é fruto das atividades desenvolvidas ao longo do curso tanto no Tempo comunidade (TC) quanto o Tempo Universidade (TU), em discussão consultiva, propositiva e deliberativa junto à comunidade Remanescente de Quilombola do Rosário (CRQR) que partiram da problematização da realidade dessas e do dialogo efetivo entre conhecimento acadêmico e conhecimento tradicional. Este projeto de intervenção tem por temática a construção do projeto político pedagógico da Escola Municipal de Ensino Infantil Fundamental Quilombola de Rosário, a escolha do mesmo ocorreu de forma coletiva juntamente com a comunidade, pois durante o tempo comunidade os moradores observaram uma deficiência na comunidade a respeito de como poderia ser trabalhado a educação escolar quilombola. A construção do projeto político pedagógico da escola quilombola do Rosário será importante para a comunidade colocar em prática a educação diferenciada, levando em conta seus valores sociais, culturais, histórico e econômico. O projeto visa melhorar a educação que queremos dentro da comunidade quilombola de Rosário. A escolha do tema sobre educação escolar quilombola é importante para valorização da identidade desse povo, haja vista, que o município de Salvaterra conta com 54 comunidades das quais 16 são reconhecidas como quilombolas, mesmo assim ainda se tem grande resistência em se aceitar como um remanescente de quilombola, e hoje as comunidades já buscam trabalhar a identidade quilombola principalmente no espaço escolar. Segundo a lei 10.639/2003 a Educação Escolar Quilombola é desenvolvida em unidades educacionais inscritas em suas terras e cultura, requerendo pedagogia própria em respeito à especificidade étnico-cultural de cada comunidade e formação específica de seu quadro docente, observados os princípios constitucionais, a base nacional comum e os princípios que orientam a Educação Básica brasileira. Na estruturação e no funcionamento das escolas quilombolas, deve ser reconhecida e valorizada sua diversidade cultural, para isso se faz necessário a aplicação da lei 10.639/2003 e a Resolução nº 8/2012 nas escolas quilombolas e de que forma elas estão sendo trabalhadas pelos profissionais da educação em nossas comunidades. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Keywords: | Educação escolar quilombola Lei 10639/2003 Projeto político pedagógico |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source.uri: | Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br |
Appears in Collections: | Faculdade de Etnodiversidade - CALTA |
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TCC_ProcessoConstrucaoProjeto.pdf | 533,96 kB | Adobe PDF | View/Open |
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