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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Análise de defeitos em bancada didática de vibrações em máquinas rotativas
metadata.dc.creator: GARCIAS, Alexsandro Rickelme Mota
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Walter dos Santos
Issue Date: 4-Feb-2022
Citation: GARCIAS, Alexsandro Rickelme Mota. Análise de defeitos em bancada didática de vibrações em máquinas rotativas. Orientador: Walter dos Santos Sousa. 2022. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3939. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A manutenção, atualmente, é um ponto bastante discutido em empresas. Prezar por equipamentos, e mantê-los funcionando é sinônimo de lucro e produtividade. A criação de vários tipos de manutenção, como a corretiva, preventiva e preditiva é um sinal de que as indústrias estão preocupadas com a forma com que os equipamentos operam, e procuram sempre alternativas para um bom funcionamento do chão de fábrica. A maioria das operações industriais se dá por meio de máquinas e elementos rotativos, que são em sua grande maioria monitorados e analisados diariamente. Uma das formas de se analisar e avaliar o desempenho de uma máquina rotativa é através de seus níveis de vibração, onde o mantenedor é responsável pelo acompanhamento constante desses níveis, para que, se por ventura ocorra um indicativo de falha, este pode prever o evento e assim programar paradas da forma mais adequada possível para o equipamento. Este trabalho tem, então, o objetivo de se analisar uma bancada presente no Laboratório de Vibrações da Universidade Federal do Pará, Campus Tucuruí, com relação a verificação de fenômenos relacionados a defeitos em máquinas rotativas, através da análise de vibração desta. Serão simulados defeitos de desalinhamento de eixo, desbalanceamento de rotor, além de um defeito em rolamento, em seguida, serão captados os dados relacionados à estas simulações, através de um analisador de sinais, e posteriormente, serão feitos comparativos, com relação aos seus espectros, para se mensurar o aumento ou não dos níveis e vibração, além do surgimento de picos em frequências características. O defeito de desbalanceamento será conseguido através da inserção de uma massa em um rotor, de tal forma que este torne-se desbalanceado. Já o desalinhamento consegue-se a partir do aumento da altura do mancal presente na bancada. Por fim, o defeito em rolamento é conseguido a partir de um risco na pista interna do rolamento.
Abstract: Maintenance is currently a much discussed point in companies. Valuing equipment, and keeping it running is synonymous with profit and productivity. The cration of lots of types of maintenance, such as corrective, preventive and predictive, is a sign that industries are worry about the way that the equipment operates, and are Always looking for alternatives for a good functioning of the factory floor. Most industrial operations take place through machines and rotating elements, wich are mostly monitored and analyzed on a daily basis. One of the ways to analyze and evaluate the performance of a rotating machine is through its vibration levels, where the maintainer is responsible for the constant monitoring of these levels, so that, if a indication of failure occurs, it can predict the event, and thus program suitable stops in the most suitable way for the equipment. This work has the objective of analyze a bench presente in the Vibration Laboratory of the University of Pará, Campus Tucuruí, regarding the verification of phenomena related to defects in rotating machines, through its vibration analysis. Shaft misalignment defects, rotor unbalance, in addition to a bearing defect will be simulated, then the data referring to these simulations will be captured, through a signal analyzer, and later comparisons will be made, with respect to their spectra. , to measure the increase or not of levels and vibration, in addition to the appearance of peaks in characteristic frequencies. The unbalance defect will be achieved by inserting a mass into a rotor, in such a way that it becomes unbalanced. The misalignment is achieved by increasing the height of the bearing present on the bench. Finally, the bearing defect is achieved from a scratch in the bearing's inner race.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS
Keywords: Máquinas - Manutenção e reparos
Máquinas rotativas
Vibração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na Internet via Sagitta
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Mecânica - FEM/CAMTUC

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