Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3930
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Didatização dos gêneros: análise procedimental das sequências didáticas em trabalhos realizados por graduandos em língua portuguesa a partir do ano de 2018, do campus da UFPA de Abaetetuba-PA
metadata.dc.creator: LIMA, Aldeneide Barbosa de
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Rosângela do Socorro Nogueira de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0429-9700
Issue Date: 9-Feb-2022
Citation: LIMA, Aldeneide Barbosa de. Didatização dos gêneros: análise procedimental das sequências didáticas em trabalhos realizados por graduandos em língua portuguesa a partir do ano de 2018, do campus da UFPA de Abaetetuba-PA. Orientadora: Rosângela do Socorro Nogueira de Sousa. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) – Faculdade de Ciências da Linguagem, Campus Universitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3930. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz como discussão a didatização dos gêneros a partir da análise procedimental das sequências didáticas, buscando averiguar como o conteúdo da didatização dos gêneros é apresentado nos trabalhos realizados por graduandos em licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, do Campus de Abaetetuba, a partir do ano de 2018. Foram 5 trabalhos analisados sob a perspectiva da importância de se trabalhar com a didatização dos gêneros a partir dos saberes procedimentais, a partir de uma sequência didática, como uma ferramenta metodológica que possa contribuir no desenvolvimento do ensino da língua materna. Desta forma, justifica-se a magnitude desta pesquisa, na medida que pode vir a colaborar para que o trabalho com gêneros na educação básica possa ser realizado pelos futuros profissionais de Língua Portuguesa, de uma forma bastante didática, que leve em consideração ferramentas como os saberes procedimentais para que a sequência didática seja aplicada com eficiência. Os procedimentos metodológicos se apresentam como pesquisa aplicada, bibliográfica, com abordagem qualitativa, com procedimento coleta de dados na pesquisa documental, como documentos escritos por graduandos em licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, que foram produzidos entre 2018 a 2019. Nesses trabalhos os autores desenvolvem sequência didática conforme pressupostos de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), seguindo as seguintes etapas: Atividades Preparatórias, Apresentação da situação, Produção inicial, Módulos e Apresentação Final. Após analisar os trabalhos realizados, percebemos que os autores seguiram a didatização dos gêneros por meio da sequência didática, o que proporcionou uma organização no ensino, que motivou os alunos a compreender o conteúdo do gênero proposto, realizar as tarefas, e estimular o aprendizado de uma forma significativa. E, sobretudo, as estratégias de sequência didática apresentadas nas 5 pesquisas, observamos que são propostas que se encaixam nas novas diretrizes do processo pedagógico proposto pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o que nos permite entender que as sequências didáticas são positivas para o letramento na educação básica.
Abstract: The present work brings as a discussion the didactization of genres from the procedural analysis of the didactic sequences, seeking to ascertain how the content of the didactization of genres is presented in the works carried out by undergraduate students in Letters - Portuguese Language, from the Campus of Abaetetuba, from of the year 2018. There were 5 works analyzed from the perspective of the importance of working with the didacticization of genres from procedural knowledge, from a didactic sequence, as a methodological tool that can contribute to the development of the teaching of the mother tongue. In this way, the magnitude of this research is justified, insofar as it can collaborate so that the work with genres in basic education can be carried out by future professionals of the Portuguese Language, in a very didactic way, which takes into account tools such as the procedural knowledge so that the didactic sequence is applied efficiently. The methodological procedures are presented as applied, bibliographic research, with a qualitative approach, with data collection procedure in documentary research, such as documents written by undergraduate students in Letters - Portuguese Language, which were produced between 2018 to 2019. In these works, the authors develop a didactic sequence according to the assumptions of Dolz, Schneuwly and Noverraz (2004), following the following steps: Preparatory Activities, Situation Presentation, Initial Production, Modules and Final Presentation. After analyzing the work carried out, we realized that the authors followed the didacticization of the genres through the didactic sequence, which provided an organization in teaching, which motivated students to understand the content of the proposed genre, perform the tasks, and stimulate the learning of a significant way. And, above all, the didactic sequence strategies presented in the 5 researches, we observed that they are proposals that fit the new guidelines of the pedagogical process proposed by the BNCC - National Common Curricular Base, which allows us to understand that the didactic sequences are positive for literacy in basic education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Keywords: Gênero
Didatização
Sequência didática
Gender
Didacticization
Didactic sequence
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Língua Portuguesa - CABAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DidatizacaoGenerosAnalise.pdf379,68 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons