Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3920
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 29-Nov-2021
Title: Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Lídia Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: FARIAS, Roseane Rabelo Souza
Citation: OLIVEIRA, Lídia Alves. Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará. Orientadora: Roseane Rabelo Souza Farias. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3920. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física.
Abstract: This article aims to investigate the actions of access, accessibility, and permanence of students with disabilities at the Federal University of Pará (UFPA), through the analysis of the annual reports of the Superintendency of Student Assistance (SAEST). It is documentary research, with a qualitative approach. The research started from the following problem: What are the actions of access, accessibility, and permanence of students with disabilities promoted by the Federal University of Pará (UFPA)? The data collection instruments were the institution's annual reports, from 2010 to 2020. As a result, it can be observed that the UFPA promotes accessibility for students with disabilities by guaranteeing the access and permanence of PwD's students enrolled in the undergraduate course. Through the Accessibility Coordination (COACESS) linked to the Superintendence of Student Assistance (SAEST), educational actions, services, programs, projects, and policies take place. Thus, we can understand the importance of the role of the Higher Education Institution for the access and permanence of people with disabilities in graduation, with emphasis on aspects such as infrastructure, student housing, support for transport, library, cafeteria, and support for students with physical disabilities.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Acesso
Acessibilidade
Permanência
Ensino superior
Acess
Accessibility
Permanence
Higher education
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_AcessoAcessibilidadePermanencia.pdf415,61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons