Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3918
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Partida de motores assíncronos de indução utilizando na simulação o software CADe SIMU
metadata.dc.creator: COSTA, José dos Ramos da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor1: BERNARDES, Bernard Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8180-9407
Issue Date: 11-Dec-2019
Citation: COSTA, José dos Ramos da Cruz. Partida de motores assíncronos de indução utilizando na simulação o software CADe SIMU. Orientador: Bernard Carvalho Bernardes. 2019. 143 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3918. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como objetivo apresentar o funcionamento e as partes integrantes dos tipos mais usuais de partidas de motores assíncronos de indução (tipo gaiola de esquilo) monofásicos e trifásicos presentes nas indústrias de todo o mundo. Foi utilizado na simulação dos acionamentos o software CAD e SIMU, um programa eficaz e leve para este tipo de demonstração (confecção de diagramas). Destacamos aqui as partidas: Partida Direta de Motor Trifásico, Partida Estrela Triângulo de Motor Trifásico e Partida Compensada de Motor Trifásico; num total de 10 acionamentos. Com relação aos parâmetros elétricos, foi feito a medição das grandezas de: tensão, corrente, potência e frequência e comparados os resultados para saber dentre os métodos apresentados qual foi o que se mostrou mais eficaz. Como carga nos acionamentos usamos um motor assíncrono de indução trifásico (tipo gaiola de esquilo) - WEG de potência P= kW (HP – CV) 0,18 (0,25). Para o acionamento da partida compensada, foi usado um autotransformador trifásico de partida – WALTEC de potência P= 1 CV (cavalo vapor). E para fazer o chaveamento dos contatores na partida estrela triângulo foi utilizado um relé temporizador específico para esse tipo de partida (estrela triângulo) do tipo: WEG – RTW RE.01. Todas as montagens e testes dos acionamentos foram realizados no Laboratório de Sistemas de Energia da Universidade Federal do Pará (UFPA) – na cidade de Tucuruí.
Abstract: The aim of this work is to present the operation and the parts of the most common types of single - phase and three - phase asynchronous induction (squirrel - cage) starter motors in industries worldwide. CADe SIMU software was used in simulation of the drives, an effective and light program for this type of demonstration (drawing of diagrams). Here are the highlights: Direct Three-Phase Motor Start, Three-Phase Motor Star Triangle and Three Phase Motor Start Match; in a total of 10 drives. Regarding the electrical parameters, the measurements of the voltage, current, power and frequency were measured and the results were compared to know which of the methods was most effective. As load on the drives we used a three - phase induction asynchronous motor (squirrel cage type) - WEG of power P = kW (HP - CV) 0.18 (0.25). For the starting of the compensated starting, a three-phase starter autotransformer - WALTEC of power P = 1 CV (horsepower) was used. And to make the switching of the contactors in the triangle star starter a specific timer relay was used for this type of starter (triangle star) of the type: WEG - RTW RE.01. All the assemblies and tests of the drives were realized in the Laboratory of Energy Systems of the Federal University of Pará (UFPA) – in the city of Tucuruí.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Keywords: Motores assíncronos
Motores elétricos de indução
CADe SIMU (Software)
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na Internet via Sagitta
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Elétrica - FEE/CAMTUC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PartidaMotoresAssincronos.pdf83,66 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons