Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3895
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A dança educação: relações entre arte/ensino/sociedade no contexto escolar
metadata.dc.creator: SILVA, Lúcia Letícia Fróes da
metadata.dc.contributor.advisor1: FERREIRA, Mayrla Andrade
Issue Date: 29-Jun-2019
Citation: SILVA, Lúcia Letícia Fróes da. A dança educação: relações entre arte/ensino/sociedade no contexto escolar. Orientador ou Orientadora: . 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro ou Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3895. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como intenção de compreender a dança como educação enquanto área de conhecimento no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa a partir de intervenções teórico-práticos em um estágio no 3º ano do ensino fundamental, no âmbito do projeto de pesquisa Escola Dança e Educação e o projeto de extensão Educadança. A pesquisa segue um referencial teórico-prático baseado em estudos a partir de um olhar para a dança dentro das escolas de ensino formal nos municípios de Belém e Ananindeua no Pará. Como fundamentação deste trabalho, buscou-se a concepção do tripé das relações da tríade Arte, Ensino e Sociedade de Izabel Marques (2010) e a abordagem triangular de Ana Mae Barbosa (1980) na utilização de caminhos metodológicos no processo de ensino-aprendizagem da Dança em sala de aula. Percebe-se que os contextos socio-político-culturais tanto da escola quanto do aluno podem estar inter relacionados com propostas de educação da dança, visto que a escola forma cidadãos para a sociedade. Os aspectos conclusivos desta pesquisa compreendem a Dança como educação no processo de desenvolvimento do ser humano e nas inter relações entre Arte/Ensino e sociedade no ensino formal na educação básica.
Abstract: The present work aims to understand dance as an education as an area of knowledge through the triad Art, Teaching and Society in the school context. The methodology used was the qualitative approach from theoretical-practical interventions in a stage in the 3rd year of elementary school, within the scope of the research project School Dance and Education and the extension project Educadança. The research follows a theoretical-practical reference based on studies from a look at the dance within the formal education schools in the municipalities of Belém and Ananindeua, in Pará. As a basis for this work, we sought the conception of the tripod of the relations of the triad of Isabel Marques (2010) and the triangular approach of Ana Mae Barbosa (1980) in the use of methodological paths in the teaching-learning process of Dance in the classroom. It can be noticed that the socio-political-cultural contexts of both the school and the student can be interrelated with proposals of education through dance, since it is the competence of the school to form citizens for the society. The conclusive aspects of this research include Dance as education in the process of human development and in the interrelations between Art / Teaching and society in formal education in basic education.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Dança-educação
Escola
Educadança
Estágio
Dance-education
School
Educadança
Internship
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DancaEducacaoRelacoes.pdf1,18 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons