Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3889
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Diário de transformações da atriz Letícia Oliver no processo de construção da personagem Inês Cecília no ciclo de leituras encenadas ovo nº 13
metadata.dc.creator: FONSECA, Letícia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: LIMA, Wladilene de Souza
Issue Date: 25-Oct-2019
Citation: FONSECA, Letícia de Oliveira. Diário de transformações da atriz Letícia Oliver no processo de construção da personagem Inês Cecília no ciclo de leituras encenadas ovo nº 13. Orientadora: Wladilene de Souza Lima. 2019. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências da Arte, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3889 . Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Nesta plataforma eu compartilho o Diário de Transformações da atriz Letícia Olivier na criação da personagem Inês Cecília no Ciclo de Leituras Encenadas Ovo nº 13, investimento da PROEX em ações extensionistas de caráter artístico-cultural no ano de 2018. A personagem Inês Cecília, interpretada pela atriz-pesquisadora e autora desse TCC - requisito parcial para obtenção da Licenciatura plena em teatro junto a ETDUFPA \ ICA \UFPA - é uma assistente de direção junto a uma trupe teatral engajada na montagem da encenação teatral Os pássaros da árvore das onças no Quatipuru; a personagem é, especificamente, responsável pela produção do Caderno de Encenação da referida montagem. É a partir dos processos de criação para esta personagem que as transformações ocorrem. Este dispositivo poético registra as ruminações poéticas realizadas pelo elenco e criadores de OVO Nº13 - correalização do Grupo Cuíra do Pará. Tendo como plano de composição a própria dramaturgia, a escritura desse blog revela tanto a trajetória da criação da personagem de Inês Cecília em seu contexto ficcional quanto o desenvolvimento artístico de sua interprete em seu contexto factual - as relações pessoais, as grupais, os procedimentos de encenação, as partituras corporais, a criação dos objetos, a construção vocal e de dicção da personagem, inspirações externas e internas, resistências locais e, como proposição teórico-práticas, os conceitos de Diário de Bordo e de Caderno de Encenação. Esta pesquisa pode ser considerada uma continuidade de uma pesquisa anterior, de natureza digital, intitulada Diário de Bordo do Atuante: um dispositivo poético cartografando uma prática teatral também de autoria da atriz-pesquisadora, realizada com uma bolsa PIBIC\UFPA. As duas pesquisas estão integradas ao Grupo de Estudo, Pesquisa e Experimentação em Teatro e Universidades, o GEPETU, especificamente integrada a pesquisa Poéticos Pensadores nas Vísceras da Pesquisa: Obras e reflexões de artistas como referenciais de primeira grandeza na Academia da Arte, de autoria da Prof.ª. Dr.ª. Wladilene de Sousa Lima (Wlad Lima) orientadora do TCC.
Abstract: In this platform I share the Diary of Transformations of actress Letícia Olivier in the creation of the character Inês Cecília in the Cycle of Staged Readings Egg nº 13, PROEX investment in extension actions of artistic and cultural character in the year 2018. The character Inês Cecília, played by Actress-researcher and author of this TCC - Partial Requirement to Obtain a Full Degree in Theater from ETDUFPA \ ICA \ UFPA - is an assistant director with a theatrical troupe engaged in the staging of The Birds of the Jaguar Tree in Quatipuru; Specifically, the character is responsible for the production of the Staging Notebook of that montage. It is from the creation processes for this character that the transformations occur. This poetic device records the poetic ruminations performed by the cast and creators of Egg nº 13 - co-realization of the Cuíra do Pará Group. Having as its composition plan the dramaturgy itself, the writing of this blog reveals both the trajectory of the creation of Inês Cecília’s character in his fictional context as the artistic development of his interpreter in its factual context - personal relationships, groups, staging procedures, body sheet music, the creation of objects, the vocal construction and diction of the character, external and internal inspirations, local resistances and, as a theoretical-practical proposition, the concepts of Logbook and Staging Notebook. This research can be considered a continuation of a previous research, digital in nature, entitled Diary of the Performer’s Logbook: a poetic device mapping a theatrical practice also authored by the researcheractress, performed with a PIBIC \ UFPA scholarship. The two researches are part of the Group of Studies, Research and Experimentation in Theater and Universities, GEPETU, specifically integrated in the research Poetic Thinkers in the Gut of Research: Works and reflections of artists as first-rate references in the Academy of Art, by Professor Dr. Wladilene de Sousa Lima (Wlad Lima) TCC advisor.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Keywords: Diário de transformações da atriz
Caderno de encenação
Diário de bordo
Cena teatral paraense
Transformation diary of the actress
Sketchbook
Logbook
Paraense theatrical scene
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Teatro - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DiarioTransformacoesAtriz.pdf4,82 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons