Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3880
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Issue Date: | 11-Feb-2022 |
Title: | Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA |
metadata.dc.creator: | PINHEIRO, Suleima Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SILVA, Wesley Garcia Ribeiro![]() |
Citation: | PINHEIRO, Suleima Silva. Educação do campo: uma análise dos livros didáticos Girassol e Novo Girassol do 2ª ano do Ensino Fundamental utilizados na Escola Dondon Pinheiro, Abaetetuba/PA. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3880. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho terá com ponto de partida a educação do campo como lócus de análise dos livros didáticos: Girassol Saberes e fazeres do Campo do ano de 2013 e Novo Girassol Saberes e Fazeres do Campo do ano de 2016. Mais especificamente, os livros de letramento e alfabetização, geografia e história do 2º ano do ensino fundamental, os quais são utilizados na escola Dondon Pinheiro, instituição localizada na região das ilhas do município de Abaetetuba. Tendo como objetivo principal: realizar um breve histórico da luta pela educação do campo e analisar os editais do Programa Nacional do Livro Didático – Campo e os livros didáticos apresentados anteriormente, em que será discutido as temáticas abordadas em relação ao campo e sua preocupação com a realidade do sujeito no que se refere ao espaço, à cultura e ao trabalho. Sendo que tal análise ocorrerá a partir das imagens, dos textos e dos conceitos presente no livro em questão. Isto, por entendermos que a escola é o espaço de formação social e política dos sujeitos, possuindo a função social de difusão dos saberes acumulados e dos processos de reelaboração e produção dos conhecimentos adquiridos pelos homens ao longo dos tempos, logo, um recurso tão utilizado como o livro didático, merece ser melhor analisado, uma vez que, para aqueles que vivem no campo, a escola é também um espaço de luta e resistência, podendo, ser um espaço privilegiado de formação, conhecimento e cultura, valores e identidades das crianças, jovens e adultos. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Keywords: | Educação no campo Luta do campo Livros didáticos PNLD campo |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.source: | Disponível na internet via Sagitta |
Appears in Collections: | Curso de História - CANAN |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_EducacaoCampoAnalise.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License