Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3878
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de
metadata.dc.contributor.advisor1: FREITAS, Waldete Brito Silva de
Issue Date: 28-Jun-2018
Citation: OLIVEIRA, Larissa de Paula Barros de. Studio de Dança Larissa Oli: o desenvolvimento psicomotor e a lucidade nas aulas de baby class. Orientadora: Waldete Brito Silva de Freitas. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) – Escola de Teatro e Dança, Instituto de Ciências das Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3878. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem por finalidade, analisar de forma descritiva e argumentativa a valorização das vivências das crianças, por meio de atividades próprias da cultura infantil, a exemplo das atividades lúdicas e imaginativas como uma das vias propícias para a motivação nas aulas de ballet clássico. Os aspectos psicomotores aplicados nas turmas de baby class como parte integrante do processo do ensino da dança, se delineia como mais um caminho na construção dos sentidos expressivos. O método utilizado foi o estudo qualitativo, pesquisa ação e exploratório, além das vivências e experiências em sala de aula. (Bem como a pesquisa bibliográfica) caracterizado como pesquisa bibliográfica descritiva, visando dar suporte teórico para este trabalho. Concluindo com os argumentos e teorias apresentadas em que a psicomotricidade e a ludicidade na turma de baby class, são elementos fundamentais para serem trabalhadas nas aulas de Ballet Clássico. Tendo em vista que a construção do saber, a partir do trabalho com o lúdico, estimula as crianças no sentido de participação nas atividades propostas, bem como a elaborar metas, perceber, criar e explorar diferentes estímulos, antecipando resultados, levantando hipóteses e formulando estratégias, visando a possíveis soluções para os problemas.
Abstract: This paper aims to analyze descriptively and argumentatively the appreciation of children's experiences through activities specific to children's culture, such as playful and imaginative activities as one of the conducive ways for motivation in classical ballet classes. The psychomotor aspects applied in the baby class classes as an integral part of the dance teaching process, are outlined as another way in the construction of expressive senses. The method used was qualitative study, action and exploratory research, in addition to classroom experiences. (As well as bibliographic research) characterized as descriptive bibliographic research, aiming to give theoretical support to this work. Concluding with the arguments and theories presented in which psychomotricity and playfulness in the class of baby class, are fundamental elements to be worked on in Classical Ballet classes. Considering that the construction of knowledge, based on the work with the ludic, encourages children to participate in the proposed activities, as well as to elaborate goals, perceive, create and explore different stimuli, anticipating results, raising hypotheses and formulating strategies. , aiming at possible solutions to the problems.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Keywords: Ballet Clássico
Desenvolvimento motor
Ludicidade
Classic ballet
Motor developmend
Playfulness
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Dança - ETDUFPA/ICA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_StudioDancaLarissa.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons