Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3876
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Issue Date: 21-Feb-2022
Title: Emissão de poluentes atmosféricos por automóveis no Brasil, 2010-2020: uma revisão de literatura
Creator: COUTINHO, Samuel Leal
First advisor: OLIVEIRA, Geiso Rafael Fonseca
First co-advisor : SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos
Citation: COUTINHO, Samuel Leal Coutinho. Emissão de poluentes atmosféricos por automóveis no Brasil, 2010-2020: uma revisão de literatura. Orientador: Geiso Rafael Fonseca Oliveira. 2022. 103 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3876. Acesso em:.
Resumo: Considerando seu impacto na saúde humana, nos ecossistemas e na qualidade dos produtos da construção, a poluição do ar tem sido um dos principais temas de preocupação da comunidade científica que a considera como uma dimensão fundamental na busca do desenvolvimento sustentável. A legislação brasileira orienta a criação e implementação de um plano nacional de qualidade do ar com o objetivo de manter as emissões dentro de limites aceitáveis. Os inventários de emissões podem ser usados para estudar as emissões de gases de uma área ao longo de um período. Com ele, as fontes de emissões podem ser identificadas, levando a estratégias de controle da qualidade do ar. Nesse sentido, este trabalho buscou levantar dados de estudos de emissões veiculares, por automóveis apenas, de três poluentes: monóxido de carbono, material particulado e dióxido de enxofre nos anos de 2010 a 2020. Para isso foi realizado uma pesquisa bibliográfica sistemática resultando em 43 trabalhos para a análise. Verificou-se que houve uma redução das emissões no período analisado, mas ainda assim, valores mais altos do que os ideias. O monóxido de carbono foi o poluente mais emitido pelos automóveis. O dióxido de enxofre foi o poluente que mais reduziu em emissão, muito devido ao avanço da tecnologia na fabricação de combustíveis. Pesquisas futuras requerem medidas aprimoradas para reduzir a poluição do ar pelos veículos, bem como propostas governamentais para o controle das emissões. Para tanto, este trabalho irá contribuir com novos inventários de emissões veiculares para a comparação temporal e espacial destas emissões, de forma a criar propostas de intervenção que contribuam para a preservação ambiental.
Abstract: Considering its impact on human health, ecosystems and the quality of construction products, air pollution has been one of the main topics of concern for the scientific community, which considers it a fundamental dimension in the pursuit of sustainable development. Brazilian legislation guides the creation and implementation of a national air quality plan with the objective of keeping emissions within acceptable limits. Emissions inventories can be used to study an area's gas emissions over a period. With it, the sources of emissions can be identified, leading to air quality control strategies. In this sense, this work sought to collect data from studies of vehicle emissions, by cars only, of three pollutants: carbon monoxide, particulate matter and sulfur dioxide in the years 2010 to 2020. For this, a systematic literature search was carried out resulting in 43 works for analysis. It was found that there was a reduction in emissions in the analyzed period, but even so, values higher than the ideal ones. Carbon monoxide was the most pollutant emitted by automobiles. Sulfur dioxide was the pollutant that most reduced its emissions, largely due to advances in technology in the manufacture of fuels. Future research requires improved measures to reduce air pollution from vehicles, as well as government proposals to control emissions. Therefore, this work will contribute with new vehicular emissions inventories for the temporal and spatial comparison of these emissions, in order to create intervention proposals that contribute to environmental preservation.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ANALITICA::ANALISE DE TRACOS E QUIMICA AMBIENTAL
Keywords: Emissões veiculares
Inventário de emissões
Qualidade do ar
Vehicular Emissions
Emissions Inventories
Air Quality
Type of access: Acesso Aberto
Source: Disponível na internet via Sagitta
Appears in Collections:Curso de Química - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EmissaoPoluentesAtmosfericos.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons