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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Estado laico e gestão democrática escolar no colégio São Francisco Xavier (2011-2015)
metadata.dc.creator: PANTOJA, Elando Pantoja e
metadata.dc.contributor.advisor1: BERLESI, Josué
Issue Date: 2-Dec-2019
Citation: PANTOJA, Elando Pantoja e. Estado laico e gestão democrática escolar no colégio São Francisco Xavier (2011-2015). Orientador: Josué Berlesi. 2019. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Faculdade de História do Tocantins, Campus Uiversitário de Abaetetuba, Universidade Federal do Pará, Abaetetuba, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3872. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: A perspectiva da pesquisa “Estado Laico e Gestão Democrática Escolar no Colégio São Francisco Xavier (2011-2015)” é destacar e compreender como que no atual cenário constitucional brasileiro uma escola religiosa confessional que faz relações de parceria com o Estado. Nesse sentido, por ter sua formação com base no catolicismo, lida com a diversidade religiosa presente no ambiente escolar. Logo, o presente trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o respeito à laicidade dentro da escola, através do papel da gestão. Nessa perspectiva, o processo metodológico que sucedeu a pesquisa foi através da análise dos documentos que viabilizam a relação da Diocese de Abaetetuba com a SEDUC. Além disso, foram feitas análises dos Projetos Políticos Pedagógicos do colégio do ano de 2011 a 2015, bem como entrevistas feitas com professores, gestão escolar, diretor e aluno. Com referencial teórico pautado em Yin (2005), com a utilização do estudo caso, através do uso da história oral; Bourdieu (2000) sobre o conceito de poder simbólico; Cury (2006) sobre o papel do gestor na garantia de uma gestão democrática pautada nos direitos constitucionais; e Reimer (2013), que aborda sobre a liberdade religiosa pautada nas constituições do Brasil. A pesquisa permitiu um olhar sobre uma relação incomum de uma escola pública, de viés religioso, com o Estado. Por esse motivo, o trabalho se volta à questão da educação como direito de todos junto à liberdade religiosa.
Abstract: The perspective of the research Laic State and School Democratic Management at College São Francisco Xavier (2011-2015), is to highlight and understand how in the current Brazilian constitutional scenario a public school maintains partnership with the State, and for having its formation based on Catholicism deals with the present religious diversity. Thus, the present work aims to analyze how respect for secularism occurs within the school, through the role of management. In this sense, the methodological process that followed the research was through the analysis of the documents that make possible the relationship of the Diocese from Abaetetuba with SEDUC, besides the analysis of the Pedagogical Political Projects of the school from 2011 to 2015, and interviews with teachers, school management, principal and student. With theoretical framework based on Yin (2005) for the use of the case study, through the use of oral history, Bourdieu (2000) on the concept of symbolic power, Cury (2006) on the role of the manager in ensuring a democratic management based on constitutional rights, and Reimer (2013) on the religious freedom based on the constitutions of Brazil. The research allowed a look at an unusual relationship of a public school, religious bias, with the state. And for this reason, the work turns to the issue of education as a right of all together with religious freedom.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Keywords: Estado laico
Gestão democrática
Educação
Liberdade religiosa
State lay
Democratic management
Education
Religious freedom
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de História - CABAE

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