Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3865
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Utilização de vídeos nas aulas de Química: uma ferramenta de ensino em tempos de pandemia
metadata.dc.creator: LIMA, Raiumundo Júnior de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: BORGES, Fábio Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228
Issue Date: 21-Feb-2022
Citation: LIMA, Raimundo Júnior de Lima Lima. Utilização de vídeos nas aulas de Química: uma ferramenta de ensino em tempos de pandemia. Orientador: Fábio Cardoso Borges. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3865. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir o ensino de química no atual contexto de utilização das ferramentas disponíveis por meio da internet como as videoaulas, com enfoque na escolha dos vídeos adequados e na sua utilização para o ensino, assim como o aproveitamento didático que a produção de vídeos pelos alunos pode trazer para a aprendizagem deles. Nesse sentido, buscou-se dialogar com diversos teóricos que tratam sobre didática, utilização de videoaulas para o ensino de química, planejamento e produção de vídeos pelos alunos, a utilização desses vídeos para o ensino de radioatividade, análise de videoaulas mostrando pontos positivos e negativos e, por fim, mostra relato de experiência referente às experiências obtidas pelo professor em formação durante estágio de docência. A metodologia para a pesquisa é caracterizada como bibliográfica, com levantamento de conteúdo realizado com as categorias pré-definidas para os títulos dos capítulos/artigos. Para isso, utilizou-se as plataformas “Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações” e “Scielo”. As discussões realizadas com esses teóricos possibilitaram esclarecer, por exemplos, que por mais que se encontre materiais adequados ao ensino de química na plataforma YouTube ou em sites especializados deve-se considerar que essas possíveis aprendizagens perpassam pela cultura, linguagem e costumes dos alunos; a importância de o professor estimular os alunos a fazerem perguntas e mediar o encontro de respostas; os detalhes didáticos, como a utilização de quadro branco desde que se esteja com roupa escura; os princípios pedagógicos a serem aplicados. Diante dessas disposições, pode-se considerar que o ensino de química com a utilização e produção de videoaulas pode ser efetivo, desde que se percorra planejado caminho metodológico, didático e pedagógico.
Abstract: The present work aims to discuss the teaching of chemistry in the current context of using the tools available through the internet such as video classes, focusing on the choice of appropriate videos and their use for teaching, as well as the didactic use that the production of videos by students can bring to their learning. In this sense, we sought to dialogue with several theorists who deal with didactics, use of video classes for teaching chemistry, planning and production of videos by students, the use of these videos for teaching radioactivity, analysis of video classes showing positive and negative points and, finally, it shows an experience report referring to the experiences obtained by the teacher in training during the teaching internship. The methodology for the research is characterized as bibliographical, with a content survey carried out with pre-defined categories for the titles of chapters/articles. For this, the platforms “Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations” and “Scielo” were used. The discussions carried out with these theorists made it possible to clarify, for example, that no matter how much suitable materials are found for teaching chemistry on the You Tube platform or on specialized sites, it should be considered that these possible learnings permeate the culture, language and customs of the students; the importance of the teacher encouraging students to ask questions and mediate the meeting of answers; the didactic details, such as the use of a whiteboard as long as you are wearing dark clothes; the pedagogical principles to be applied. In view of these provisions, it can be considered that the teaching of chemistry with the use and production of video classes can be effective, as long as a planned methodological, didactic and pedagogical path is followed.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Keywords: Professor
Mediar
Radioatividade
Planejar
Teacher
Mediate
Radioactivity
To plan
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Química - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UtilizacaoVideosAulas.pdf383,33 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons