Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3863
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Representações sociais do conteúdo da Revista Cocar sobre formação de professores e relações étnico-raciais (2010 a 2021)
metadata.dc.creator: SILVA, Ila Naiara Castro da
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Raquel Amorim dos
Issue Date: 27-Jan-2022
Citation: SILVA, Ila Naiara Castro da. Representações sociais do conteúdo da Revista Cocar sobre formação de professores e relações étnico-raciais (2010 a 2021). Orientadora: Raquel Amorim dos Santos. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Capanema-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3863. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo analisa as Representações Sociais do conteúdo da Revista Cocar sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (2010 a 2021). Problematiza que representações sociais sobre a Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais estão contidas nas produções desse periódico científico. A pesquisa baseia-se na Teoria das Representações Sociais (TRS), alicerçada em Serge Moscovici. O referencial teórico no campo da Formação de Professores se fundamenta em Bernadete Gatti, Selma Garrido Pimenta, José Contreras, Leonor Tanuri e Maurice Tardif. Para a incursão sobre Relações Étnico-Raciais nos balizamos em Antonio Sant’Ana, Nilma Gomes, Raquel Amorim dos Santos, Silvio Almeida, entre outros. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, realizada por meio do levantamento bibliográfico de artigos da Revista Cocar (PPGED/UEPA), no recorte temporal de 2010 a 2021. Metodologicamente utilizou-se a Tridimensionalidade (informação, imagem e atitude) de Serge Moscovici visando apreender os processos de ancoragem e de objetivação fundamentais na formação das representações, pois a partir desses fundamentos pode-se criar e dar significado à realidade. A geração dos dados se deu por meio do levantamento bibliográfico de artigos desse periódico científico, considerando como critério de seleção o uso da temática no campo de conhecimento da Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais. Utilizou-se a análise do discurso a partir do dialogismo discursivo de Mikhail Bakhtin. Os resultados revelam que as representações sociais emergidas dos artigos da Revista Cocar apresentam aportes teóricos e metodológicos que contribuem para o enfrentamento do racismo no campo da educação. A despeito desse avanço evidenciou-se ínfima quantidade de pesquisas que versam sobre o tema Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais nas produções da Revista Cocar. Isso se configura como um reflexo da invisibilidade da história e cultura afro-brasileira e africana no âmbito das instituições de ensino e seus desdobramentos nas produções científicas. Conclui-se que é necessário a ampliação da temática da Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais na Revista Cocar. A inserção desse campo de estudo nas produções de periódicos científicos contribui para a desconstrução de estereótipos racistas e a ampliação e a divulgação de pesquisas científicas no campo da Formação de Professores e Relações-Étnico-Raciais visando o reconhecimento e valorização dos estudos sobre a história e cultura afro-brasileira e africana.
Abstract: This study analyzes the Social Representations of the Content of the Cocar Journal on Teacher Education and Ethnic-Racial Relations (2010 to 202). It discusses that social representations about Teacher Education and Ethnic-Racial Relations are contained in the productions of this scientific journal. The research is based on the Theory of Social Representations (TSR), supported by Serge Moscovici. The theoretical framework in the field of Teacher Education is based on Bernadete Gatti, Selma Garrido Pimenta, José Contreras, Leonor Tanuri and Maurice Tardif. For the incursion on Ethnic-Racial Relations, we have referenced Antonio Sant'Ana, Nilma Gomes, Raquel Amorim dos Santos, Silvio Almeida, among others. The research is qualitative, bibliographic, conducted through a bibliographic survey of articles in the Cocar Journal (PPGED / UEPA), in the period from 2010 to 2021. Methodologically, the Tridimensionality (information, image and attitude) of Serge Moscovici was used, aiming to capture the anchoring and objectification processes, essential in the formation of representations, because from these foundations it is possible to create and give meaning to reality. The data generation was done through a bibliographic survey of articles from this scientific journal, considering as a selection criterion the use of the theme in the field of knowledge of Teacher Education and Ethnic-Racial Relations. We used the speech analysis from the discursive dialogism of Mikhail Bakhtin. The results reveal that the social representations emerging from the articles in the Cocar Journal present theoretical and methodological contributions that promote the confrontation of racism in the field of education. Nevertheless, it was evident that the amount of research on the theme Teacher Education and Ethnic-Racial Relations in the productions of Cocar Journal was very limited. This is a result of the invisibility of Afro-Brazilian and African history and culture in the context of educational institutions and its unfolding in scientific productions. In conclusion, it is necessary to expand the theme of Teacher Education and Ethnic-Racial Relations in Cocar Journal. The insertion of this field of study in the productions of scientific journals contributes to the breaking down of racist stereotypes and the expansion and dissemination of scientific research in the field of Teacher Training and Ethnic-Racial Relations aiming at the recognition and appreciation of studies on Afro-Brazilian and African history and culture.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Representações sociais
Formação de professores
Relações étnico-raciais
Revista Cocar
Social representations
Teacher training
Ethnic-racial relations
Cocar journal
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_RepresentacoesSociaisConteudo.pdf909,05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons