Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Title: | A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações |
metadata.dc.creator: | MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de![]() |
Issue Date: | 8-Feb-2022 |
Citation: | MESCOUTO, Samanta Beatriz do Rosário. A Criança com Transtorno do Espectro Autista e a educação infantil: o estado de conhecimento nas dissertações. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3862. Acesso em:. |
metadata.dc.description.resumo: | A proposta deste trabalho é apresentar algumas produções acadêmicas do tipo dissertações realizadas nos últimos cinco anos com a temática autismo ou Transtorno de Espectro Autista e Educação Infantil. Nos baseamos na análise de resumos de dissertações em Programas de Pós- Graduação em Educação de 2016 a 2020, utilizando como descritor - Autismo ou Transtorno do Espectro Autista e Educação Infantil. A abordagem foi qualitativa com um caráter descritivo, pois, buscamos, mapear, interpretar e organizar as produções acadêmicas. O levantamento foi realizado nos portais: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os dados foram organizados em quadros-síntese na intenção de identificar o objetivo, as metodologias empregadas e os principais resultados das dissertações. Foram encontrados uma pluralidade de subtemáticas nos resultados, a saber: inclusão escolar da criança com TEA, rotina de atividades de alunos autistas, relação família-escola, subjetividade materna da criança com TEA, políticas públicas educacionais inclusivas na educação infantil para a criança autista formação docente e possibilidades de capacitações colaborativas, entre outros. Alguns trabalhos indicam que ainda há grandes dificuldades na educação inclusiva das crianças com TEA. Por fim, o trabalho sugere que se faz necessário avançar em políticas públicas exitosas e práticas pedagógicas mais assertivas a esse público alvo. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Transtorno do Espectro Autista-TEA Educação infantil Estado de conhecimento |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FACED/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_CriancaTranstornoEspectro.pdf | 477,93 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License