Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3859
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Páginas de uma identidade: um estudo biográfico de Domingos Antônio Raiol a partir de sua escrita e biblioteca pessoal no Pará do Século XIX
metadata.dc.creator: ROSA, Paulo Wesley Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: MACÊDO, Sidiana da Consolação Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-1481-9274
Issue Date: 10-Feb-2022
Citation: ROSA, Paulo Wesley Nascimento Rosa. Páginas de uma identidade: um estudo biográfico de Domingos Antônio Raiol a partir de sua escrita e biblioteca pessoal no Pará do Século XIX. Orientadora: Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo. 2022. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) – Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em:https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3859. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa analisar a vida de Domingos Antônio Raiol, renomado político de Belém do século XIX e escritor de Motins Políticos, para perceber aspectos socioculturais da sociedade paraense, assim como identificar em que nível a sua biblioteca exemplifica a formas de leitura no final do século XIX no Pará. Se utilizando de temas e metodologias como biografia histórica, história do livro e historiografia, serão trabalhados em questão: seu acervo pessoal atualmente encontrado nas dependências do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, e seu livro mais conhecido, Motins Políticos. Estas duas fontes nos permitirão elucidar olhares sobre algumas hipóteses que emergem, tais como: Como este acervo teve repercussões em sua vida e seus relacionamentos? e em como este acervo fundamentou sua escrita em Motins Políticos? O que as referências utilizadas em Motins Políticos nos permitem pensar? Com qual intensidade as ideias propagadas por seus livros são exemplificadas em sua vida? Trataremos então, de uma pessoa que representou determinada camada da sociedade na Belém do século XIX, assim como os seus escritos e perspectivas de mundo foram entrelaçados aos livros consumidos. Observando que, na adaptação do adágio popular “Diga-me o que lês e direi quem tu és”, se tornará então, o mergulho que farei nas possibilidades que esta biblioteca trará.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL
Keywords: Domingos Antônio Raiol
Biblioteca
História da leitura
Belém
Século XIX
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de História - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_PaginasIdentidadeEstudo.pdf425,69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons