Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3858
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular
metadata.dc.creator: TENORO, Erik Lauã Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor1: BORGES, Fábio Cardoso
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/ 0000-0001-5589-6228
Issue Date: 21-Feb-2022
Citation: TENORO, Erik Lauã Gonçalves. Dificuldades no ensino e aprendizagem de química: trajetória do ensino fundamental ao vestibular. Orientador: Fábio Cardoso Borges. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Campus Universitário de Ananindeua, Universidade Federal do Pará, Ananindeua, 2022. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3858. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo objetivou investigar, os alunos do Ensino Médio, se recebem subsídios teóricos de conteúdo específicos suficientes para realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)). A pesquisa deu-se através de levantamento e revisão da literatura, buscando autores que tratam do tema, além da aplicação de um questionário com alunos do último ano do Ensino Fundamental. A partir deste levantamento bibliográfico foi possível identificar alguns obstáculos enfrentados pelos professores e alunos do Ensino Médio, como exemplo os alunos não conseguem acompanhar os conteúdos de Química, uma vez que o mesmo não apresenta as dificuldades de forma isolada e sim por meio de um conjunto de fatores que o acompanham durante todo o Ensino Médio. Além disso, percebeu-se também outros indicadores importantes, como a falta de interesse, a didática e a interdisciplinaridade influenciando negativamente a qualidade de absorção do conteúdo através do processo ensino-aprendizagem. Por consequência, os alunos não conseguem relacionar os conteúdos aprendidos na escola com o seu dia-a-dia, vendo-os como assuntos totalmente desconectados. Os professores demonstram resistência a novas práticas de ensino, entretanto, portam-se de forma coerente, reconhecendo suas limitações e a necessidade de um investimento em sua formação profissional.
Abstract: This study aimed to investigate whether high school students receive sufficient theoretical support for specific content to take the National High School Exam (ENEM) test. The research took place through a survey and literature review, looking for authors who deal with the subject, in addition to the application of a questionnaire with students in the last year of Elementary School. From this bibliographic survey, it was possible to identify some obstacles faced by teachers and high school students, for example, students cannot follow the contents of Chemistry, since it does not present the difficulties in isolation, but through a set of factors that accompany him throughout High School. In addition, other important indicators were also noticed, such as lack of interest, didactics and interdisciplinarity negatively influencing the quality of content absorption through the teaching-learning process. As a result, students are unable to relate the contents learned at school to their daily lives, seeing them as totally disconnected subjects. Teachers show resistance to new teaching practices, however, they behave in a coherent way, recognizing their limitations and the need for an investment in their professional training.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Keywords: Ensino
Matemática
Química
Teaching
Math
Chemistry
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source: 1 CD-ROM
Appears in Collections:Curso de Química - CANAN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DificuldadesEnsinoAprendizagem.pdf444,35 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons