Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br/jspui/handle/prefix/3857
Compartilhar:
Type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Issue Date: 4-Oct-2021
Title: Educação ambiental: um relato de experiência na comunidade indígena Assurini, município de Tucuruí/PA
Other Titles: Environmental education: a report of experience in the Assurini indigenous community, municipality of Tucuruí/PA
Creator: SOUZA, Raiane Contente de
SILVA, Wendrya Gabriela Alves da
First advisor: SILVA, Danubya dos Santos
First co-advisor : CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira
Citation: SOUZA, Raiane Contente de; SILVA, Wendrya Gabriela Alves da. Educação ambiental: um relato de experiência na comunidade indígena Assurini, município de Tucuruí/PA. Orientador: Danubya dos Santos Silva; Coorientador: Francisco das Chagas de Oliveira Cacela Filho. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental) – Campus Universitário de Tucuruí, Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3857. Acesso em:.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é relatar as experiências vivenciadas nas ações de resíduos sólidos realizadas pelo Grupo de Estudos em Educação Ambiental (GEA-CAMTUC), projeto de extensão da Universidade Federal do Pará, Campus Tucuruí, na comunidade indígena Assurini do Trocará no ano de 2019. O estudo evidenciou que a Educação Ambiental no ensino não formal atrelada aos saberes ambientais indígenas é fundamental para a mitigação de impactos relacionados à saúde e saneamento básico, os quais o povo Assurini tem sido submetido durante seus processos de deslocamentos.
Abstract: The research objective is to report the lived experiences in solid waste actions carried out by the Environmental Education Study Group (GEA-CAMTUC), an extension project from Pará’s Federal University, Campus Tucuruí, at the Assurini do Trocará indigenous community in 2019. The study showed that the Environmental Education in non-formal education linked to indigenous environmental knowledges is a fundamental for the impacts mitigation related to health and basic sanitation, which the Assurini people have been subjected during their displacement processes.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS
Keywords: Educação ambiental
Educação não-formal
Resíduos sólidos
Índios Asuriní
Tucuruí (PA)
Type of access: Acesso Aberto
URI Source: Disponível na Internet via Sagitta
Appears in Collections:Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental - FAESA/CAMTUC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Artigo_EducacaoAmbientalRelato.pdf521,96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons