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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Emergência da escola normal: histórias e memórias sobre formação de professoras e relações étnico-raciais em Bragança, Pará (1938-1960)
metadata.dc.creator: CHAVES, Taylon Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Raquel Amorim dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: NASCIMENTO, Sérgio Bandeira do
Issue Date: 12-Jan-2021
Citation: CHAVES, Taylon Silva. A Emergência da escola normal: histórias e memórias sobre formação de professoras e relações étnico-raciais em Bragança, Pará (1938-1960). Orientadora Raquel Amorim dos Santos. 2021. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3852. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo analisa a Emergência da Escola Normal: Histórias e Memórias sobre Formação de Professoras e Relações Étnico-Raciais em Bragança-PA no período de 1938 a 1960. Problematiza as proposições para a formação de professores e as relações étnico-raciais a partir da emergência da Escola Normal. Utiliza-se de fontes escritas e iconográficas que possibilitam compreender o processo de formação docente como estratégia de desenvolvimento local, bem como a ausência das relações étnico-raciais na proposta de educação e de formação docente de Dom Eliseu Maria Coroli. Metodologicamente pauta-se na abordagem qualitativa e caracteriza-se por uma pesquisa histórica-educacional na perspectiva da Nova História (BURKE, 1997). Os principais resultados revelam uma diversidade de fontes históricas relacionadas ao processo de formação de professores presentes no Memorial Dom Eliseu Maria Coroli, do Instituto Santa Teresinha-IST, em Bragança-PA. Conclui-se que a questão étnico-racial não fazia parte da proposta de educação e de formação docente instaurada por Dom Eliseu Maria Coroli para a cidade de Bragança-PA – assim como ocorrera em todo o Estado do Pará – permanecendo ausente no debate político-educacional e, consequentemente, nas propostas curriculares e formativas para a formação de professores da região bragantina.
Abstract: This study analyzes the Emergence of the Normal School: Stories and Memories about Teacher Training and Ethnic-Racial Relations in Bragança-PA, from 1938 to 1960. It questions the proposals for teacher training and the ethnic-racial relations from the emergency of the Normal School. It uses written and iconographic sources to understand the process of teacher training as a strategy for local development, as well as the absence of ethnic-racial relations in the proposal of education and teacher training of Dom Eliseu Maria Coroli. Methodologically, it is based on the qualitative approach and is characterized by historical-educational research from the perspective of New History (BURKE, 1997). The main results reveal a diversity of historical sources related to the process of teacher training at the Dom Eliseu Maria Coroli Memorial, from the Instituto Santa Teresinha-IST, in Bragança-PA. We concluded that the ethnic-racial issue was not part of the proposal for education and teacher training established by Dom Eliseu Maria Coroli for the city of Bragança-PA – as it had occurred in the entire State of Pará – remaining absent in the political-educational debate and, consequently, in the curricular and formative proposals for the training of teachers in the Bragança region.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Escola normal
Formação de professoras
Relações étnico-raciais
Normal school
Teacher training
Ethnic-racial relations
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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