Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3851
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Educação em direitos humanos como eixo do planejamento curricular na educação básica: uma experiência no PIBID Pedagogia da UFPA
metadata.dc.creator: PANTOJA, Suellen Beatriz Barroso
metadata.dc.contributor.advisor1: CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues
Issue Date: 29-Jan-2021
Citation: PANTOJA, Suellen Beatriz Barroso. A Educação em direitos humanos como eixo do planejamento curricular na educação básica: uma experiência no PIBID Pedagogia da UFPA. Orientadora: Maria Gorete Rodrigues Cardoso. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3851. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este artigo é fruto das vivências da autora no estágio de iniciação à docência realizado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Práticas interdisciplinares de alfabetização e letramento no ensino fundamental, do curso de Pedagogia do campus de Bragança da Universidade Federal do Pará. O objeto de estudo da pesquisa focalizou a Educação em Direitos Humanos no planejamento curricular da escola-campo do PIBID, localizada no município de Bragança-Pa. Como objetivo geral, procurou-se compreender o lugar da EDH no planejamento escolar e na prática pedagógica de professores de anos iniciais do Ensino Fundamental. Os questionamentos que motivaram a pesquisa foram: Como e quando emerge o debate sobre a EDH na escola Júlia Quadros Peinado? Quais as principais iniciativas da escola para inserir os direitos humanos como tema curricular? Que espaço efetivo tiveram os temas referentes aos direitos humanos no planejamento e na prática curricular dos docentes? Quais os principais desafios e entraves para o desenvolvimento da EDH na escola? A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, sendo desenvolvida por meio da análise documental, em que se focalizou os documentos escolares referentes ao planejamento curricular do ano de 2019. Também, fez-se uso da observação participante e dos diálogos travados com os agentes escolares (gestores, coordenação pedagógica e docentes) em diversos momentos do estágio. Como resultados, averiguou-se que, embora tenha ocorrido um grande esforço por parte dos agentes escolares para incluir algumas temáticas relativas aos direitos humanos no planejamento curricular, no momento em que se faz a seleção dos conteúdos a serem trabalhados no decorrer do ano, os temas pouco refletiram essa preocupação, acabando por tornarem-se evasivos e distanciados das questões-problema vivenciadas pela comunidade escolar. Do ponto de vista pedagógico, o que ainda foi possível observar nas práticas cotidianas de sala de aula é que boa parte dos professores continuaram utilizando estratégias metodológicas próprias de um ensino transmissivo e as ações mantiveram-se muito mais voltadas para informações genéricas e que pouco espaço foi dedicado a escuta, ao diálogo, à pesquisa e aos estudos de situações contextualizadas. Por fim, verificou-se que há muitas resistências por parte de todos na escola em tratar de temas de EDH, pois isso envolve valores morais, crenças, costumes que precisam ser desafiados. A EDH é sempre uma disputa que divide opiniões, no entanto, essas questões perpassam o cotidiano de muitos alunos e de suas famílias.
Abstract: This article is the result of the author's experiences in the teaching initiation stage carried out in the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID), in the subproject Interdisciplinary practices of literacy and literacy in elementary education, of the Pedagogy course of the University of Bragança campus Federal do Pará. The research study object focused on Human Rights Education in the curricular planning of the PIBID field school, located in the city of Bragança-Pa. As a general objective, we sought to understand the place of EDH in school planning and in the pedagogical practice of teachers from the early years of elementary school. The questions that motivated the research were: How and when did the debate about EDH emerge at the Júlia Quadros Peinado school? What are the school's main initiatives to include human rights as a curricular theme? What effective space did the themes referring to human rights have in the planning and curricular practice of teachers? What are the main challenges and obstacles to the development of EDH at school? The research followed a qualitative approach, being developed through documentary analysis, in which the school documents related to the curricular planning for the year 2019 were focused. Also, participant observation and dialogues with school agents (managers , pedagogical coordination and teachers) at different stages of the internship. As a result, it was found that, although there was a great effort on the part of school agents to include some issues related to human rights in the curriculum planning, at the moment when the selection of the contents to be worked on during the year is made, the themes little reflected this concern, ending up becoming evasive and distant from the problem issues experienced by the school community. From the pedagogical point of view, what was still possible to observe in everyday classroom practices is that a good part of the teachers continued to use methodological strategies specific to transmissive teaching and the actions remained much more focused on generic information and that little space it was dedicated to listening, dialogue, research and the study of contextualized situations. Finally, it was found that there is a lot of resistance on the part of everyone in the school to deal with EDH issues, as this involves moral values, beliefs, customs that need to be challenged. EDH is always a dispute that divides opinions, however, these issues permeate the daily lives of many students and their families.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação para os direitos humanos
Planejamento
Currículo e iniciação à docência no PIBID
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_EducacaoDireitosHumanos.pdf499,15 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons