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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Inclusão do deficiente visual e a flexibilização curricular: o estado de conhecimento nos Programas de Pós-Graduação
metadata.dc.creator: BORGES, Roseli Nazaré Torres Magno
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de
Issue Date: 11-Feb-2021
Citation: BORGES, Roseli Nazaré Torres Magno. A Inclusão do deficiente visual e a flexibilização curricular: o estado de conhecimento nos Programas de Pós-Graduação. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3850. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este estudo buscou mapear as pesquisas sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência visual e o processo de flexibilização curricular nos Programas de Pós-graduação em Educação. O levantamento ocorreu no Catálogo de Teses e Dissertações, analisando os resumos de 2014 a 2019. A pesquisa denominada estado de conhecimento tem como finalidade levantar dados sobre o conhecimento produzido a respeito do tema, através do mapeamento de outros pesquisadores sobre o que já foi publicado. Os resultados indicaram uma produção significativa nas pesquisas sobre inclusão do estudante cegoe pouca ênfase na questão curricular. No que tange ao eixo teórico- metodológico, os trabalhos adotam uma abordagem qualitativa, as fundamentações teóricas foram principalmente: perspectiva pós-estruturalista, abordagem histórico cultural e fenomenologia, os tipos de pesquisa descritos foram estudo de caso, cartografia, e estudo etnográfico e autobiografia. Nos resultados as pesquisas apontam avanços e retrocessos na inclusão de estudantes com deficiência visual, com ênfase em práticas excludentes e que dificultam a aprendizagem. A partir desse balanço é possível delinear novos desafios nas pesquisas envolvendo principalmente a questão da flexibilização curricular.
Abstract: This study seeks to map research on the school inclusion of students with visual impairments and the process of curricular flexibility in the postgraduate Programs in Education. The survey took place catalog of theses and dissertations, analyzing abstracts from 2014 to 2019. The research called state of knowledge aims to collect data on the knowledge produced regarding the subject, through the mapping of other researchers on what has already been published. The results indicated a significant production in the research on the inclusion of blind students and little emphasis on the curricular issue. Regarding the theoretical methodological axis, the works adopt a qualitative approach, the theoretical foundations were mainly: post-structuralist perspective, historical cultural approach and phenomenology, the types of research described were case study, cartography, and ethnographic study and autobiography. In the results, the researches point to advances and setbacks in the inclusion of visually impaired students, with an emphasis on exclusionary practices that make learning difficult. From this balance, it is possible to outline new challenges in research involving mainly the issue of curricular flexibility.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Inclusão do deficiente visual
Flexibilização curricular
Estado de conhecimento
Inclusion of the visually impaired
Curricular flexibility
State of knowledge
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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