Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3849
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Métodos de abordagem e procedimentos: uma análise dos trabalhos de conclusão do curso em Pedagogia vinculado a Linha Trabalho e Infâncias do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação da Amazônia bragantina
metadata.dc.creator: ROSA, Renata de Araújo
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Ana Paula Vieira e
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
Issue Date: 29-Oct-2020
Citation: ROSA, Renata de Araújo. Métodos de abordagem e procedimentos: uma análise dos trabalhos de conclusão do curso em Pedagogia vinculado a Linha Trabalho e Infâncias do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação da Amazônia bragantina. Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3849. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa analisa os métodos de abordagem e procedimentos dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da Amazônia bragantina do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará, defendidos entre 2017 e 2019. Compreende-se o campo teórico-metodológico como o conhecimento científico na definição de concepções, conceitos do tema estudado e método de abordagem na geração de uma epistemologia. A questão norteadora busca saber sobre o método de abordagem e procedimentos recorrentes em Trabalho de Conclusão de Curso da Linha Trabalho e Infância do GEPTE. A pesquisa é caráter documental e bibliográfica, do tipo de abordagem qualitativa combinando o procedimento de leituras críticas e a observação dos textos como fontes a fim de apontar informações relevantes sob o estudo com vista uma dada perspectiva epistemológica de pesquisas com crianças da Amazônia Bragantina. Assumimos nesta pesquisa o conhecimento como a produção de outro conhecimento do texto produzido. Os resultados revelam que os textos denominam várias abordagens metodológicas no diálogo com autores das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas (Educação, História, Sociologia, Antropologia), recorrem ao uso da pesquisa interdisciplinar. Tratam de conceitos sobre a identidade negra, trabalho como princípio educativo, formação do pedagogo, currículo e monitoria e trabalho infantil e gênero. Os métodos utilizados foram diversificados, cada um texto mostra particularidades nas escolhas das técnicas, mas se aproximam no uso do painel, na observação participante, diário de campo, roda de conversa, divergem no uso de questionário e entrevista. O estudo conclui que os Trabalhos de Conclusão de Curso definem o método de abordagem e procedimentos em diálogos teóricos, se aproximam metodologicamente da abordagem qualitativa. Ainda, indica que é preciso outras observações sobre os textos, leituras críticas de Trabalho de Conclusão de Curso da Universidade Federal do Pará do Campus Bragança, em especial na Faculdade de Educação a respeito dos instrumentos de pesquisas, dos termos de consentimentos livres em pesquisas com crianças.
Abstract: The research analyzes the methods of approach and procedures of the Course Completion Works of the Study and Research Group on Work and Education (GEPTE) of the Bragantine Amazon of the Bragança University Campus of the Federal University of Pará, defended between 2017 and 2019. It comprises the theoretical-methodological field as the scientific knowledge in the definition of conceptions, concepts of the studied theme and approach method in the generation of an epistemology. The guiding question seeks to know about the method of approach and recurring procedures in the GEPTE Work and Childhood Course Completion Work Course? The research is documentary and bibliographic, of the type of qualitative approach combining the procedure of critical readings, the observation of texts as sources in order to point out relevant information under the study with a view to a given epistemological perspective of research with children from the Bragantina Amazon. In this research, we assume knowledge as the production of other knowledge of the produced text. The results reveal that the texts refer to several methodological approaches in the dialogue with authors from the Human, Social and Applied Sciences (Education, History, Sociology, Anthropology), resort to the use of interdisciplinary research. They deal with concepts about black identity, work as an educational principle, teacher training, curriculum and monitoring and child labor and gender. The methods used were diversified, each text shows particularities in the choice of techniques, but they are similar in the use of the panel, in participant observation, field diary, conversation wheel, they diverge in the use of questionnaire and interview. The study concludes that the Course Conclusion Works define the approach method and procedures in theoretical dialogues, methodologically approach the qualitative approach. Still, it indicates that it is necessary to make other observations about the texts, critical readings of Course Completion Work at the Federal University of Pará Campus Bragança, especially at the Faculty of Education regarding the research instruments, the terms of free consent in research with children .
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Método de abordagem
Metodologias
Trabalho de conclusão de curso
Approach method
Methodologies
Completion of course work
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MetodosAbordagemProcedimentos.pdf415,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons