Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3848
Compartilhar:
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação |
Title: | As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA |
metadata.dc.creator: | SILVA, Pietra Carvalho da![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1: | CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-4135-4895 |
Issue Date: | 26-Feb-2021 |
Citation: | SILVA, Pietra Carvalho da. As Ferramentas tecnológicas como facilitadoras do processo de ensino aprendizagem de pessoas com TEA. Orientadora: Jéssica do Socorro Leite Corrêa. 2021. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3848. Acesso em: . |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo fomentar reflexões sobre o uso das tecnologias no cotidiano de crianças e adolescentes autistas analisando de que forma está contribuindo em tempos de pandemia, e quais são as suas interfaces nesse processo. Sabemos que por se tratar de um assunto atual, existem poucas referências que retratam essa temática, é pretensão deste trabalho contribuir com a sociedade, por meio da pesquisa que servira de subsídios de apoio e reflexão para entender o hoje, e posteriormente gerações futuras. Para tanto, foi utilizado a pesquisa bibliográfica como mecanismo primordial na construção das ideias, e um caderno de campo, com anotações e relatos, abordados como episódios em diversos contextos não identificando as escolas, e utilizando nomes fictícios para os alunos que acompanhei, os resultados da pesquisa revelam a fragilidade que temos com relação a informações sobre o espectro autista e as contribuições tecnológicas em seu processo de desenvolvimento, e que ainda permeiam muitas lacunas e incertezas que precisam esta como pauta de diálogos e pesquisas. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Autismo Pandemia Educação Tecnologias |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FACED/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_FerramentasTecnologicasFacilitadoras.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License