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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Diálogo sobre o cinema na educação do campo: uma proposta inclusiva
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Paulo Gabriel Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, César Augusto Martins de
Issue Date: 25-Oct-2021
Citation: MONTEIRO, Paulo Gabriel Nascimento. Diálogo sobre o cinema na educação do campo: uma proposta inclusiva. Orientador: César Augusto Martins de Souza. 2021. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3847. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O cinema é apreciado de diferentes formas e possui objetivos bem específicos, seja uma manifestação artística e/ou estética ou até mesmo uma projeção de uma possível fantasia, um passatempo que foge à realidade. Contrapondo-se a todas as visões citadas, é possível relacionar o cinema com a educação, tanto na possibilidade de dialogar com as vivências e visões de mundo de forma mais simplificada quanto de problemas sociais mais complexos ou passiveis de um debate um pouco mais crítico, tornando acessível assuntos de difícil compreensão. O cinema é capaz de entregar uma certa eficácia nessa proposta, além de promover interdisciplinaridade em um espaço que é cada vez mais comum a “separação” de determinados assuntos. Para agricultores, camponeses e outros que residem em espaços rurais, o cinema pode ser uma boa alternativa para a inserção desses sujeitos no diálogo, uma vez que através dele (cinema) é possível direcionar informações, levar o diálogo para diferentes grupos sociais. Portanto, é importante compreender estes sujeitos, suas especificidades, a política da modalidade que eles estão inseridos, seus processos de luta por garantia de direitos e promover discussões acerca do cinema como uma proposta educativa, uma ferramenta facilitadora nesse processo de ensino-aprendizagem, além de viabilizar a formação de posicionamentos críticos e de possíveis transformações sociais, a partir da conscientização de grupos que outrora lhes foi negado o direito à informação/educação e de que forma contribuem para o ambiente em sua volta e sociedade que fazem parte.
Abstract: The cinema appreciated in different ways and has very specific goals, be it an artistic and/or aesthetic manifestation or even a projection of a possible fantasy, a hobby that escapes reality. Opposing all the views cited, it's possible to relate cinema to education, both in the possibility of dialoguing with experiences and views of the world in a more simplified way, as well as with more complex social problems or susceptible to a slightly more critical debate, making subjects difficult to understand accessible. The Cinema is able to deliver a certain efficiency in this proposal, in addition to promoting interdisciplinarity in a space that is increasingly common to “separate” certain subjects. For farmers, peasants and others who live in rural spaces, cinema can be a good alternative for inserting these subjects in the dialogue, since through it (cinema) it's possible to direct a lot of information that is easy to understand. Therefore, it's important to understand these subjects, the politics of the modality in which they are inserted, their processes of struggle to guarantee rights, their specificities and promote discussions about cinema as an educational proposal, a facilitating tool in this teaching-learning process, in addition to to enable the formation of critical positions and possible social transformations, from the awareness of groups that were once denied due informations and how they contribute to the environment around them or to the society that they are part.
metadata.dc.description.resumen: El cine se aprecia de diferentes formas y tiene unos objetivos muy concretos, ya sea una manifestación artística y / o estética o incluso una proyección de una posible fantasía, una afición que escapa a la realidad. Frente a todas las miradas citadas, es posible relacionar el cine con la educación, tanto en la posibilidad de dialogar con experiencias y visiones del mundo de una manera más simplificada, como con problemas sociales más complejos o susceptibles de un debate un poco más crítico. haciendo accesibles los temas difíciles de entender. El Cine es capaz de entregar cierta eficacia en esta propuesta, además de promover la interdisciplinariedad en un espacio cada vez más común para “separar” determinadas temáticas. Para los campesinos, campesinos y otras personas que viven en espacios rurales, el cine puede ser una buena alternativa para insertar estos temas en el diálogo, ya que a través de él (el cine) es posible dirigir mucha información fácil de entender. Por tanto, es importante comprender estos temas, la política de la modalidad en la que se insertan, sus procesos de lucha por garantizar derechos, sus especificidades y promover discusiones sobre el cine como propuesta educativa, herramienta facilitadora en este proceso de enseñanza-aprendizaje, además de posibilitar la formación de posiciones críticas y posibles transformaciones sociales, desde la conciencia de grupos a los que alguna vez se les negó la debida información y cómo contribuyen al entorno que los rodea oa la sociedad de la que forman parte.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Cinema
Educação
Interdisciplinaridade
Education
Interdisciplinarity
Cine
Educación
Interdisciplinariedad
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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