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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Representações sociais da gestão escolar sobre tecnologia assistiva na escolarização da pessoa com deficiência em comunidades tradicionais no Nordeste Paraense
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Mequias Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: SANTOS, Raquel Amorim dos
Issue Date: 20-Jan-2021
Citation: OLIVEIRA, Mequias Pereira de. Representações sociais da gestão escolar sobre tecnologia assistiva na escolarização da pessoa com deficiência em comunidades tradicionais no Nordeste Paraense. Orientadora: Raquel Amorim dos Santos. 2021. 141 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3844. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Esta investigação objetiva analisar as representações sociais da Gestão Escolar sobre o uso de Tecnologia Assistiva na escolarização da PcD em Comunidades Tradicionais no Nordeste do Pará. O estudo é de abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2006) com aplicação de questionários abertos (SEVERINO, 2007). Participaram da pesquisa seis gestoras e cinco coordenadoras de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, localizadas em Comunidades Tradicionais do entorno da Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, em Bragança-PA. A técnica utilizada no tratamento dos dados foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) e a interpretação se ancorou nos pressupostos da Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1978, 2015). A discussão envolveu o diálogo entre autores do campo da Gestão Escolar, da Tecnologia Assistiva e documentos da Política Nacional de Educação Especial. Os resultados mostram que nas Comunidades Tradicionais a Gestão Escolar representa a Tecnologia Assistiva como recursos pedagógicos que promovem a acessibilidade e contribuem para o desenvolvimento socioescolar da PcD. Na concepção das participantes os recursos englobam jogos educativos, computadores, softwares, lupas, painel de Libras, materiais pedagógicos em Braille (formas geométricas, alfabetos, silabários), datashow e televisão. A PcD na ótica das coordenadoras e gestoras são sujeitos de direitos e devem acessar a educação escolar. Acreditam que inclusão escolar pode ser impulsionada por intermédio de estratégias pedagógicas e administrativas como a construção de projetos, trabalho coletivo, aquisição de Tecnologia Assistiva, formação continuada para os(as) professores(as), uso adequado dos recursos financeiros, cumprimento de normas, garantia de matrículas, encaminhamento da PcD aos centros especializados para avaliação e, dentro dos limites, com as modificações na infraestrutura e a efetivação da legislação vigente sobre a inclusão escolar da PcD. A investigação mostrou que a Tecnologia Assistiva não é sinônimo de inclusão da PcD, é apenas uma das alternativas que pode contribuir. Concluímos que a Tecnologia Assistiva não é um tema alheio ao trabalho da Gestão Escolar, contudo, a formação continuada é uma necessidade nas escolas, para maior esclarecimento dos(as) profissionais e melhor orientação da PcD, quanto à utilização. Inferimos que essas representações sociais se forjam no contexto da Educação Especial, a partir das relações estabelecidas com as PcD, mediante a participação nos espaços da escola, os procedimentos, os(as) profissionais e os recursos utilizados.
Abstract: This investigation aims to analyze the social representations of school management on the use of Assistive Technology in the schooling of DWP in Traditional Communities in Northeast Para. The qualitative approach was applied (CHIZZOTTI, 2006) with an application of open questionnaires (SEVERINO, 2007). Six managers and five coordinators participated in this research of four schools from Municipal Education Network located in Traditional Communities surrounding the Marine Extractive Reserve Caete-Taperaçu, in Bragança-PA. The content analysis was used in the treatment of data (BARDIN, 2016), and the interpretation was anchored in the assumptions of the Social Representation Theory (MOSCOVICI, 1978, 2015). The discussion was involved dialogue between authors from School Management, Assistive Technology, and documents from the National Policy on Special Education. In Traditional Communities, School Management represents Assistive Technology as pedagogical resources that promote accessibility and contribute to the socio-school development of DWP. The resources include educational games, computers, software, magnifying glasses, Libras (Brazilian Sign Language) panel, Braille pedagogical materials (geometric shapes, alphabets, and syllabaries), data show, and television in the participant conception. Disable people are subject to rights and must access school education according to the perspective of coordinators and managers. The pedagogical and administrative strategies can boost school inclusion through project construction, collective work, acquisition of Assistive Technology, continuing training for teachers, financial resources and their appropriate use, compliance with standards, enrollments guarantee, referral of the DWP to specialized centres for evaluation, with the infrastructure modifications, and the legislation implementation current on the school inclusion of the DWP. This research showed that Assistive Technology and DWP inclusion are not synonymous. It is just one of the alternatives that can contribute. The paper concludes that Assistive Technology is not a foreign subject to School Management work. However, training education is a need in schools, for greater clarification of professionals and better guidance for DWP regarding its use. Thus, social representations its origin in the context of Special Education based on the relationships established with the DWP through participation in the school spaces, the procedures, the professionals involved, and the resources used.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Keywords: Gestão escolar
Tecnologia assistiva
Pessoa com deficiência
School management
Assistive technology
Disabled person
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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