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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: A Percepção dos(as) Defensores(as) Públicos e suas estratégias didáticas para a comunicação da linguagem jurídica em relação aos assistidos(as), Município de Bragança, Pará
metadata.dc.creator: RAMOS, Maria Alice Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Francisco Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
Issue Date: 15-Mar-2021
Citation: RAMOS, Maria Alice Silva. A Percepção dos(as) Defensores(as) Públicos e suas estratégias didáticas para a comunicação da linguagem jurídica em relação aos assistidos(as), Município de Bragança, Pará. Orientador: Francisco Pereira de Oliveira. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3843. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo é o resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que objetivou analisar a percepção dos Defensores Públicos em relação aos assistidos e, complementarmente, quais as principais estratégias executadas por estes profissionais para o processo de didático de comunicação da linguagem jurídica à pessoas com baixa escolarização. Nesta perspectiva, a partir de questões norteadoras, pretendeu-se identificar: quais são as maiores dificuldades dos defensores em repassar a orientação jurídica aos usuários(as) que apresentam pouca ou nenhuma escolarização para o entendimento da linguagem jurídica relacionada ao que reivindicam? De que forma o conhecimento do(a) Pedagogo(a) ajudará na mediação de comunicação entre Defensores(as) e Assistidos(as)? O processo metodológico partir da abordagem qualitativa de pesquisa, onde foi possível elaborar um roteiro com perguntas semiestruturadas para a aplicação de entrevista abordagem para a análise de dados foi de cunho qualitativo, com entrevistas previamente a dois profissionais da defensoria pública. Em seguida, os dados foram tratados e analisados à luz da análise de conteúdo. O estudo revelou que a percepção dos(as) Defensores(as) se refere principalmente em relação à vulnerabilidade social, econômica e de escolarização dos Assistidos, e que estas, geram barreiras para o entendimento da linguagem jurídica. Ainda percebem que a transposição didática da linguagem é uma realidade do local, no entanto, essa mediação não é uma estratégia prévia de ações, apenas entendem é necessária à manutenção de comunicação acessível para que a linguagem jurídica seja entendida.
Abstract: The present study is the result of the Course Conclusion Work (TCC) which aimed to analyze the perception of Public Defenders in relation to those assisted and, in addition, what are the main strategies performed by these professionals for the didactic process of communication from legal language to people with low schooling. In this perspective, from guiding questions, it was intended to identify: what are the greatest difficulties of defenders in passing on legal guidance to users who have little or no schooling to understand the legal language related to what they claim? How will the knowledge of the Pedagogue help in the mediation of communication between Defenders and Assisted? The methodological process based on the qualitative research approach, where it was possible to elaborate a script with semi-structured questions for the application of an interview approach for data analysis, was of a qualitative nature, with interviews previously with two professionals of the public defender. Then, the data were treated and analyzed in the light of content analysis. The study revealed that the Defenders' perception refers mainly to the social, economic and educational vulnerability of the Assisted, and that these generate barriers to the understanding of the legal language. They still realize that the didactic transposition of language is a reality of the place, however, this mediation is not a previous strategy of actions, they just understand it is necessary to maintain accessible communication so that the legal language is understood.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Ambiente não escolar
Defensoria pública
Assistidos
Non-school environment
Public defense
Watched
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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