Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA
metadata.dc.creator: REMIGIO, João Felipe Moura
metadata.dc.contributor.advisor1: MACIEL, Rogério Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1673-5215
Issue Date: 18-Mar-2021
Citation: REMIGIO, João Felipe Moura. Sentidos e significados dos discentes de Licenciatura em Pedagogia sobre o estágio supervisionado da educação de jovens e adultos em Bragança-PA. Orientador: Rogério Andrade Maciel. 2021. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3840. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Este artigo apresenta uma análise dos sentidos e significados dos discentes de licenciatura em pedagogia sobre o Estágio Supervisionado da Educação de Jovens e Adultos (ESEJA) em Bragança do Pará (PA). A metodologia é constituída pela abordagem qualitativa e utiliza a pesquisa de campo e a pesquisa documental para a coleta de dados. Na análise dos dados foram selecionadas as palavras mais significativas dos estagiários que permitiu a construção da teia de significados e sentidos sobre o ESEJA. Os resultados revelam a importância da teoria e prática; da observação na sala de aula; do reconhecimento sobre a atuação docente; do conhecimento da realidade escolar; da precarização da infraestrutura e da exclusão social; da necessidade do planejamento escolar; do conhecimento sobre as identidades dos alunos e suas trajetórias de vida; da formação acadêmica e pessoal; do repensar a prática docente e do respeito mútuo entre professores e alunos nas turmas de EJA. Esses elementos constituidores só foram possíveis de serem identificados devido o conjunto de experiências desenvolvidos no cotidiano da escola à aplicabilidade do projeto de intervenção, eles que foram orientadores do conjunto de significados que geram sentido sobre o ESEJA em Bragança- Pará.
Abstract: This article presents an analysis of the senses and meanings of undergraduate students in pedagogy on the Supervised Internship in Youth and Adult Education (ESEJA) in Bragança do Pará (PA). The methodology consists of a qualitative approach and uses field research and documentary research for data collection. In the analysis of the data, the most significant words of the trainees were selected, which allowed the construction of the web of meanings and senses about ESEJA. The results reveal the importance of theory and practice; observation in the classroom; recognition of teaching performance; knowledge of school reality; precarious infrastructure and social exclusion; the need for school planning; knowledge about students' identities and their life trajectories; academic and personal training; rethinking teaching practice and mutual respect between teachers and students in EJA classes. These constituent elements were only possible to be identified due to the set of experiences developed in the school's daily life to the applicability of the intervention project, they who were guiding the set of meanings that generate meaning about ESEJA in Bragança-Pará.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Sentidos e significados
Estágio em EJA
Discentes de pedagogia
Senses and meanings
EJA internship
Pedagogy students
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_SentidosSignificadosDiscentes.pdf851,26 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons