Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3839
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Os Desafios da escola do campo na Amazônia em tempos de pandemia da COVID-19
metadata.dc.creator: RODRIGUES, Ingrid da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Joana d’Arc Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
Issue Date: 27-Jan-2021
Citation: RODRIGUES, Ingrid da Silva. Os Desafios da escola do campo na Amazônia em tempos de pandemia da COVID-19. Orientadora: Joana d’Arc Vasconcelos Neves. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3839. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar os discursos dos sujeitos amazônicos sobre as formas de enfrentamento da educação do campo na Amazônia para o contexto de pandemia do coronavírus (COVID – 19). Para compreender como os sujeitos amazônicos, no caso professores e membros dos movimentos sociais da educação do campo, passaram a enfrentar essa realidade optou-se pela análise do discurso a partir do referencial Bakthiniano destacando três elementos: o conteúdo temático, o estilo da linguagem e a construção composicional ligados ao enunciado, o que nos permitiu diagnosticar a partir desses sujeitos, os desafios da educação do campo, assim como, as saídas apontadas e construídas pelos sujeitos amazônicos para as escolas do campo. Esse estudo revelou os papeis e responsabilidades dos órgãos governamentais e instancias de ensino na situação dos alunos e professores durante a pandemia da covid – 19, focalizando ações que possam dirimir os impactos na qualidade e oferta de ensino nas escolas do campo no Pará.
Abstract: The present work had as objective to analyze the speeches of the Amazonian subjects on the ways of coping with rural education in the Amazon in the context of the coronavirus pandemic (COVID - 19). In order to understand how the Amazonian subjects, in this case teachers and members of the social movements of rural education, started to face this reality, it was decided to analyze the discourse based on the Bakthinian framework, highlighting three elements: the thematic content, the style of language and the compositional construction linked to the statement, which allowed us to diagnose from these subjects, the challenges of rural education, as well as, the exits pointed out and built by Amazonian subjects for rural schools. This study revealed the roles and responsibilities of government agencies and teaching institutions in the situation of students and teachers during the covid - 19 pandemic, focusing on actions that can resolve the impacts on the quality and offer of education in rural schools in Pará.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Escola do campo
Pandemia da covid-19
Amazônia paraense
School of the field
Pandemic of the covid-19
Paraense Amazon
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DesafiosEscolaCampo.pdf465,78 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons