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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha.
metadata.dc.creator: SILVA, Daniela Caroline da Silva e
metadata.dc.contributor.advisor1: SOUZA, Ana Paula Vieira e
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3340-1866
Issue Date: 23-Nov-2020
Citation: SILVA, Daniela Caroline da Silva e. Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha. Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3828. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa analisa as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar em Educação Infantil como princípio pedagógico do Instituto Santa Terezinha, do setor privado do Município de Bragança, Estado do Pará, tendo como problema de estudo, de que forma o brincar é manifestado nas falas de crianças e professoras no espaço escolar do IST? A abordagem é do tipo qualitativa, com observação participativa, questionário e roda de conversa. Na análise dos dados buscou-se destacar as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar. O resultado mostra que o brincar do IST é intencional e direcionado pelas práticas pedagógicas das professoras. E, para as crianças prevalece o brincar em todo o processo de interação na Escola. Conclui-se que a pesquisa mostra o brincar como princípio pedagógico, em que as professoras planejam as atividades com intenção pedagógica, consideram o brincar, as interações e brincadeiras no processo educativo de crianças visando o desenvolvimento pleno dos aspectos do cognitivo, social, afetivo, cultural. Ainda, é possível dizer que nas observações da pesquisa a formação do pedagogo reitera uma prática do cuidar e educar com base nas legislações educacionais. O brincar e brincadeiras como princípio pedagógico promovem o processo de ensino e aprendizagem em Educação Infantil no IST.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Brincar
Princípio pedagógico
Educação Infantil
Crianças
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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