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https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3828
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metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo |
Title: | Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha. |
metadata.dc.creator: | SILVA, Daniela Caroline da Silva e![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1: | SOUZA, Ana Paula Vieira e![]() |
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-3340-1866 |
Issue Date: | 23-Nov-2020 |
Citation: | SILVA, Daniela Caroline da Silva e. Brincar de crianças em educação infantil como princípio pedagógico do Instituo Santa Terezinha. Orientadora: Ana Paula Vieira e Souza. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3828. Acesso em: . |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa analisa as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar em Educação Infantil como princípio pedagógico do Instituto Santa Terezinha, do setor privado do Município de Bragança, Estado do Pará, tendo como problema de estudo, de que forma o brincar é manifestado nas falas de crianças e professoras no espaço escolar do IST? A abordagem é do tipo qualitativa, com observação participativa, questionário e roda de conversa. Na análise dos dados buscou-se destacar as discursividades de professoras e crianças sobre o brincar. O resultado mostra que o brincar do IST é intencional e direcionado pelas práticas pedagógicas das professoras. E, para as crianças prevalece o brincar em todo o processo de interação na Escola. Conclui-se que a pesquisa mostra o brincar como princípio pedagógico, em que as professoras planejam as atividades com intenção pedagógica, consideram o brincar, as interações e brincadeiras no processo educativo de crianças visando o desenvolvimento pleno dos aspectos do cognitivo, social, afetivo, cultural. Ainda, é possível dizer que nas observações da pesquisa a formação do pedagogo reitera uma prática do cuidar e educar com base nas legislações educacionais. O brincar e brincadeiras como princípio pedagógico promovem o processo de ensino e aprendizagem em Educação Infantil no IST. |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Keywords: | Brincar Princípio pedagógico Educação Infantil Crianças |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FACED/CBRAG |
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