Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3827
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: O Brincar na educação infantil inclusiva
metadata.dc.creator: MONTEIRO JUNIOR, Celso Luiz dos Reis
metadata.dc.contributor.advisor1: SILVA, Joel Cardoso da
Issue Date: 22-Mar-2021
Citation: MONTEIRO JUNIOR, Celso Luiz dos Reis. O Brincar na educação infantil inclusiva. Orientador: Joel Cardoso da Siva. 2021. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3827. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho de cunho bibliográfico tem o objetivo de refletir sobre o brincar na educação infantil inclusiva tendo como foco o público-alvo da Educação Especial (PAEE). As brincadeiras são atividades naturais das crianças. Infância e brincadeira estão intrinsicamente inter-relacionados. Pesquisas realizadas sugerem que a criança percebe o mundo através do brincar. O lúdico na infância possibilita a criança construir sua identidade, autonomia e estimula o desenvolvimento cognitivo, motor e sócio afetivo. A educação infantil inclusiva, é a primeira etapa da Educação básica. Documentos oficiais asseguram o brincar como um direito da criança e deve ser exercido em diferentes espaços, inclusive nos espaços da creche e pré-escola . A Educação Especial Inclusiva a educação infantil focaliza alunos público-alvo da Educação Especial (PAEE). Na perspectiva da Educação Especial o brincar auxilia as crianças PAEE na construção de habilidades cognitiva, linguísticas, motoras e sócio- emocional.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Brincar
Educação infantil inclusiva
PAEE
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_BrincarEducacaoInfantil.pdf269 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons