Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3825
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia
metadata.dc.creator: GOMES, André Romão
metadata.dc.contributor.advisor1: CORRÊA, Jéssica do Socorro Leite
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4135-4895
Issue Date: 25-Nov-2021
Citation: GOMES, André Romão. Diálogos sobre educação e tecnologias: configurações do trabalho docente na pandemia. Orientadora: Jéssica do Socorro Leite Corrêa. 2021. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3825. Acesso em: .
metadata.dc.description.resumo: O artigo discute a visão e a correlação professor, aluno e tecnologias no processo de ensino e aprendizagem a partir da visão do professor, no contexto da pandemia da covid-19, levando em consideração as adaptações e a nova estruturação da sala de aula. Para analisar os relatos dos professores, fez-se necessário criar um questionário virtual através da plataforma google forms, sendo 6 questões objetivas e 4 subjetivas, direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, onde 28 professores da rede pública contribuíram. Após análise das informações coletadas percebe-se a relação do conhecimento com o prazer, satisfação, o brincar, a aprendizagem e as ferramentas tecnológicas avaliadas positivamente pelos professores. Este resultado vem reiterar o quanto as TDICs podem auxiliar o professor dentro da sala de aula com ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, identifica-se a necessidade de melhorias estruturais e de formação continuada para os docentes.
Abstract: The article discusses the vision and correlation of teacher, student and technologies in the teaching and learning process from the perspective of the teacher, in the context of the covid-19 pandemic, taking into account the adaptations and the new structure of the classroom. To analyze the teachers' reports, it was necessary to create a virtual questionnaire through the google forms platform, with 6 objective and 4 subjective questions, aimed at the use of Digital Technologies of Information and Communication in education, where 28 public school teachers contributed. After analyzing the collected information, the relationship between knowledge and pleasure, satisfaction, playing, learning and technological tools is perceived as positively evaluated by teachers. This result confirms how TDICs can help the teacher in the classroom with tools that facilitate the teaching and learning process. However, the need for structural improvements and continuing education for teachers is identified.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação
Tecnologias
Aprendizagem
Professores
Education
Technologies
Learning
Teachers
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DialogosEducacaoTecnologia.pdf884,05 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons