Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3823
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências: análise de dissertações e produtos educacionais sobre educação ambiental (2010-2019)
metadata.dc.creator: GOMES, Ana Samile Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: FREITAS, Lilliane Miranda
Issue Date: 27-Jan-2021
Citation: GOMES, Ana Samile Alves. Mestrados Profissionais em Ensino de Ciências: análise de dissertações e produtos educacionais sobre educação ambiental (2010-2019). Orientadora: Lilliane Miranda Freitas. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3823. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo investigou as dissertações dos Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019, com foco na temática da EA, com abordagem interdisciplinar no Ensino Médio. A investigação consiste em uma pesquisa bibliográfica, do tipo “Estado da Arte”, de natureza quali/quantitativa. Foi encontrada uma produção total de 1017 dissertações. A análise do descritor “Conteúdo/tema curricular’’, demostrou que a temática da EA apresentou 156 trabalhos de todos os níveis de ensino demonstrando a importância da EA entre os temas agrupados. Foram catalogadas 32 dissertações voltados para EA-interdisciplinar-EM. Sobre o descritor recurso didático-metodológico, destacamos seis categorias encontradas. As estratégias adotadas pelos professores dos MP se configuram como práticas sistemáticas e inovadoras voltados para a melhoria do ensino. Tal análise possibilitará que os produtos dos MP sobre EA cheguem como importantes ferramentas didáticas, tanto na formação inicial e continuada de professores, quanto nas práticas de ensino nas escolas.
Abstract: The present study investigated the Professional Masters dissertations in Science Teaching, from 2010 to 2019, with a focus on the subject of EA, with an interdisciplinary approach in high school. The investigation consists of a bibliographic research, of the “State of the Art” type, of a quali / quantitative nature. A total production of 1017 dissertations was found. The analysis of the descriptor “Content / curricular theme’’, showed that the theme of EA presented 156 works from all levels of education, demonstrating that EA is important among the grouped themes. 32 dissertations aimed at EA-interdisciplinary-EM were cataloged. The descriptor Didactic-Methodological Resource, we highlight six categories found. The strategies adopted by the MP teachers are configured as systematic and innovative practices aimed at improving teaching. Such analysis will make it possible for the MP's products on EE to arrive as important didactic tools, both in the initial and continuing education of teachers, as well as in teaching practices in schools.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Educação ambiental
Mestrados profissionais
Estado da arte
Environmental education
Professional masters
State of the art
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_MestradoProfissionaisEnsino.pdf2 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons