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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A Percepção da pessoa com deficiência sobre as políticas de inclusão: um estudo sobre leis e práticas na Universidade Federal do Pará – Campus Bragança.
metadata.dc.creator: MORAES, Ana Lídia de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: OLIVEIRA, Francisco Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1327-8362
Issue Date: 15-Mar-2021
Citation: MORAES, Ana Lídia de Oliveira. A Percepção da pessoa com deficiência sobre as políticas de inclusão: um estudo sobre leis e práticas na Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. Orientador: Francisco Pereira de Oliveira. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3822. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: O estudo apresentado é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que teve por objetivo analisar as percepções da pessoa com deficiência no que tange a legislação de políticas públicas para a pessoa com deficiência e práticas dentro da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança. O estudo, sendo de caráter qualitativo, se baseou nos documentos regulatórios sobre inclusão no Brasil, panorama histórico internacional e nacional, e a percepção da pessoa com deficiência a partir de questionários com perguntas semiestruturadas, essas fontes são constituídas de quatro pessoas divididas entre discentes e servidores da Instituição. A análise dos dados ocorreu por meio de interpretação da fala dos sujeitos, mediante ao aporte teórico, legislação, e análise autoral. O estudou indicou em seu resultado a ausência de atendimento integral às pessoas com deficiência, sendo enfatizado as adequações arquitetônicas, a lacuna entre legislação e práticas e ausência de uma formação mais completa tanto do corpo pedagógico e dirigente da Instituição, como de profissionais da construção civil e da arquitetura. No mais, foi indicado que os caminhos pelos quais as Instituições de Ensino Superior estão, em relação a inclusão da pessoa com deficiência, ainda é longo e precisam ser consolidadas no fazer pedagógico, social e demais áreas.
Abstract: The study presented is the result of the Course Completion Work (TCC), which aimed to analyze the perceptions of people with disabilities regarding public policy legislation for people with disabilities and practices within the Federal University of Pará - Campus Bragança. The study, being of a qualitative character, was based on the regulatory documents on inclusion in Brazil, international and national historical panorama, and the perception of people with disabilities from questionnaires with semi-structured questions, these sources are made up of four people divided between students and Institution's servers. Data analysis occurred through the interpretation of the subjects' speech, theoretical support, legislation, and authorial analysis. The study indicated in its result the absence of comprehensive care for people with disabilities, with emphasis on architectural adaptations, the gap between legislation and practices, and the absence of a more complete training both from the institution's teaching staff and management, as well as from construction professionals and architecture. Besides, it was indicated that the paths through which Higher Education Institutions are, concerning the inclusion of people with disabilities, are still long and need to be consolidated in pedagogical, social, and other areas.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Keywords: Política pública de inclusão
Percepção
Pessoa com deficiência
Public Inclusion Policy
Perception
Disabled Person
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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