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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Artigo
Title: Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down
metadata.dc.creator: RAMOS, Adriana da Luz
metadata.dc.contributor.advisor1: NEVES, Joana d’Arc de Vasconcelos
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3110-3649
Issue Date: 21-Nov-2020
Citation: RAMOS, Adriana da Luz. Estado do conhecimento: o uso da tecnologia assistiva no ensino da matemática para alunos com Síndrome de Down. Orientadora: Joana d’Arc de Vasconcelos Neves. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2020. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3820. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições e produções do conhecimento acerca do uso da Tecnologia Assistiva no ensino da Matemática para alunos com Síndrome de Down. Recorremos a metodologia Estado do conhecimento por se tratar de um método de estudo que nos possibilita pesquisar qualquer espaço/tempo, área de interesse e quais temas relevantes estão em discursão tanto no campo teórico como no prático. O levantamento de dados foi realizado no site de pesquisa “Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior” (CAPES) especificamente no catálogo de Teses e dissertações entre os anos de 2015 a 2020. No total selecionamos 13 trabalhos em diferentes contextos educacionais sejam eles na educação básica ou superior. Produções do conhecimento que foram realizadas em diferentes programas e regiões do Brasil. Na qual foram criteriosamente analisadas e discutidas seus respectivos objetivos, metodologias, objetos de estudo, os principais fundamentadores teóricos, os resultados e suas contribuições para o ensino e aprendizagem de indivíduos com deficiência. Os resultados apontam para as inúmeras formas de se pensar em Tecnologia Assistiva, que vai desde uma simples adaptação do material escolar a sofisticados meios tecnológicos ou digitais. Asseveram ainda que o aluno com Síndrome de Down de acordo com suas especificidades e ritmo de aprendizagem é capaz de compreender a matemática e quando passar a utilizar a TA o conhecimento é otimizado e melhor compreendido.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Estado do conhecimento
Síndrome de Down
Tecnologia assistiva
Ensino da matemática
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FACED/CBRAG

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