Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3819
Compartilhar:
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Neide Maria Fernandes Rodrigues de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1962639091204837 | pt_BR |
dc.creator | SILVEIRA, Adriele Sousa da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1386807705707913 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-11T20:46:43Z | - |
dc.date.available | 2022-02-11T20:46:43Z | - |
dc.date.issued | 2021-03-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Adriele Sousa da. A inclusão e o papel da ludicidade no contexto da educação infantil. Orientadora: Neide Maria Fernandes Rodrigues de Sousa. 2021. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação. Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará, Bragança-PA, 2021. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3819. Acesso em:. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3819 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo compreender como está organizado às práticas pedagógicas lúdicas no espaço da educação infantil inclusiva com foco em crianças com TEA. Adotou-se uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram duas professoras de duas turmas de uma escola de educação infantil. Os dados foram levantados por meio de entrevista. Os resultados foram a organizados em três eixos temáticos: O significado da educação infantil inclusiva; a visão do estudante público alvo da educação especial- a criança com TEA; o brincar na educação infantil inclusiva: um recurso para flexibilização curricular. Para as professoras a inclusão existe, porém faltam mais recursos, formação e apoio aos professores, na percepção sobre o TEA sinalizaram que as crianças tem características específicas. Nas práticas pedagógicas fazem flexibilizações curriculares como foco na ludicidade, porém sentem um pouco de dificuldade nesse planejamento e nas ações pedagógicas. Ressaltam que o brincar é uma peça-chave nas atividades pedagógicas, principalmente em atividades de socialização das crianças com TEA. Citamos as brincadeiras mais usadas: jogos de encaixe, pano mágico, brincadeiras cantadas e de roda. Conclui-se que a inclusão é um processo em construção na educação infantil e a ludicidade está presente nas atividades da educação infantil inclusiva, sendo um fator determinante para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Vivyanne Neves (vivyanne@ufpa.br) on 2022-02-11T20:46:07Z No. of bitstreams: 5 TCC_InclusaoPapelLucidade.pdf: 528011 bytes, checksum: c863384c4157bbe058cdd011c4276d7f (MD5) license_url: 43 bytes, checksum: 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Vivyanne Neves (vivyanne@ufpa.br) on 2022-02-11T20:46:43Z (GMT) No. of bitstreams: 5 TCC_InclusaoPapelLucidade.pdf: 528011 bytes, checksum: c863384c4157bbe058cdd011c4276d7f (MD5) license_url: 43 bytes, checksum: 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-11T20:46:43Z (GMT). No. of bitstreams: 5 TCC_InclusaoPapelLucidade.pdf: 528011 bytes, checksum: c863384c4157bbe058cdd011c4276d7f (MD5) license_url: 43 bytes, checksum: 321f3992dd3875151d8801b773ab32ed (MD5) license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license.txt: 1888 bytes, checksum: a5941ec8706613249c32e6c71b54bdf1 (MD5) Previous issue date: 2021-03-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A Inclusão e o papel da ludicidade no contexto da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação | pt_BR |
Appears in Collections: | Faculdade de Educação - FACED/CBRAG |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_InclusaoPapelLucidade.pdf | 515,64 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License