Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3809
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita
metadata.dc.creator: SOUSA, Antônia Pereira de
metadata.dc.contributor.advisor1: BARROS, Maria das Graças Santos
Issue Date: 12-Mar-2018
Citation: SOUSA, Antônia Pereira de. As dificuldades de aprendizagem dos alunos do 1° ano do ensino fundamental I, relacionadas à leitura e escrita. Orientadora: Maria das Graças Santos Barros. 2018. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Novo Repartimento, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3809. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal, descobrir quais os principais problemas que levam às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita, de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I, da EMEF ―Pedro Luiz de Camargo‖. Para alcançar tal objetivo, realizou-se, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica que será apresentada na fundamentação teórica, sobre as ideias de diversos autores que abordaram essa temática, visando à compreensão de questões fundamentais sobre a aprendizagem e discutindo as possíveis causas que levam às dificuldades de aprendizagem, e consequentemente, ao fracasso escolar. Sendo assim, a fundamentação teórica deste trabalho está baseada principalmente nas obras de autores como: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia e Martins (1997), Santos e Mendonça (2007) e Soares (2004). Logo após, realizou-se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados, uma entrevista com duas professoras e com a orientadora da escola, campo da pesquisa. Os resultados revelaram que muitos alunos do 1º ano da escola ―Pedro Luiz de Camargo‖ apresentam dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere à aquisição da leitura, da escrita e de operações simples de matemáticas como somar e diminuir, e que essas dificuldades podem estar relacionadas a diversos fatores, como por exemplos, à ausência do acompanhamento familiar, à proposta pedagógica da escola, à falta de capacitação dos professores, a problemas familiares, aos déficits cognitivos da própria criança, entre outros, e que é de suma importância investigar esses problemas que afetam diretamente a aprendizagem dos alunos, a fim de combatê-los, objetivando o bom desempenho da criança, diante do processo ensino-aprendizagem.
Abstract: The main objective of this work is to discover the main problems that lead to the learning difficulties in reading and writing, of students of the first year of elementary school I, of the EMEF "Pedro Luiz de Camargo". In order to achieve this objective, a bibliographical research was carried out, which will be presented in the theoretical basis, on the ideas of several authors who approached this thematic, aiming at the understanding of fundamental questions about the Learning and discussing the possible causes that lead to learning difficulties and consequently to school failure. Thus, the theoretical basis of this work is based mainly on the works of authors such as: Azevedo (2014), Bossa (2017), Correia and Martins (1997), Santos and Mendonça (2007) and Soares (2004). Soon after, a field survey was carried out, of a qualitative character, having as an instrument of data collection, an interview with two teachers and with the school counselor, field of research. The results revealed that many students of the first year of the school "Pedro Luiz de Camargo" have learning difficulties, mainly in terms of the acquisition of reading, writing and simple mathematical operations such as adding and diminishing, and that these Difficulties may be related to several factors, such as examples, the absence of family accompaniment, the pedagogical proposal of the school, the lack of teacher training, family problems, the cognitive deficits of the child itself, Among others, and it is of paramount importance to investigate these problems that directly affect the learning of students in order to combat them, aiming at the good performance of the child, before the process teaching-learning.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Ensino-aprendizagem
Leitura
Escrita
Dificuldades de aprendizagem
Teaching-learning
Reading
Written
Learning difficulties
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_DificuldadesAprendizagemAlunos.pdf948,79 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons