Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3807
Compartilhar:
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação
Title: A importância do gênero fábula no processo de aquisição da leitura, de alunos das séries iniciais do ensino fundamental I
metadata.dc.creator: COSTA, Adelita de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: CHAVES, Sérgio Wellington Freire
metadata.dc.contributor.advisor1ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2623-2371
Issue Date: 13-Mar-2018
Citation: COSTA, Adelita de Jesus. A importância do gênero fábula no processo de aquisição da leitura, de alunos das séries iniciais do ensino fundamental I. Orientador: Sérgio Wellington Freire Chaves. 2018. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2018. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/3807. Acesso em:.
metadata.dc.description.resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal, analisar a importância do uso do gênero fábula para aquisição da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, em uma escola do município de Novo Repartimento, Estado do Pará. Para alcançar esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, feita em livros, artigo, revista, enfim, em obras de autores renomados que abordaram essa temática, bem como, uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, realizada na EMEF O BOSQUE. Nesse sentido, por meio da revisão bibliográfica e, principalmente, por meio da ação interventora, executada no campo de pesquisa, foi possível perceber o quanto esse gênero contribui tanto para a aquisição da leitura quanto da escrita, pois, os resultados da pesquisa-ação revelaram que o gênero fábula é uma ferramenta pedagógica muito importante para desenvolver o interesse dos alunos pela leitura, compreensão e interpretação de textos, como também, para a produção textual. Portanto, é de suma importância a utilização de práticas pedagógicas diferenciadas, visando à formação de leitores e escritores competentes.
Abstract: This work has as main objective, to analyze the importance of the use of the fable genre for acquisition of Reading in the early years of elementary school I, in a school of the municipality of new Reparting, state of Pará. In order to achieve this objective, a bibliographical survey was carried out, made in books, article, magazine, at last, in works by renowned authors who approached this thematic, as well as, a research-action, of qualitative character, held in the EMEF the Grove. In this sense, through the bibliographical revision and, mainly, through the action of the interwinding, carried out in the field of research, it was possible to realize how much this genre contributes both to the acquisition of reading and writing, because the results of Research-action revealed that the fable genre is a very important pedagogical tool to develop students ' interest in reading, understanding and interpreting texts, as well as for textual production. Therefore, the use of differentiated pedagogical practices is of paramount importance, aiming at the training of competent readers and writers.
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Keywords: Leitura
Fábula
Ensino-aprendizagem
Reading
Fable
Teaching-learning
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.source.uri: Disponível na internet via correio eletrônico: bibaltamira@ufpa.br
Appears in Collections:Faculdade de Educação - FAED/CALTA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ImportanciaGeneroFabula.pdf920,1 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons